Logo Folha de Pernambuco

Destaque

Hospital Pelópidas Silveira é premiado em exposição do Hospital Israelita Albert Einstein

O hospital pernambucano ficou com o 1º lugar na categoria Excelência Operacional em evento realizado em São Paulo

Hospital Pelópidas Silveira (HPS) é premiado em São PauloHospital Pelópidas Silveira (HPS) é premiado em São Paulo - Foto: Divulgação

O Hospital Pelópidas Silveira (HPS), localizado às margens da BR-232, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, foi premiado pelo Hospital Israelita Albert Einstein na XXVI Exposição da Qualidade e Segurança do Einstein, realizada em São Paulo.

O evento reconheceu a experiência exitosa do hospital, que é voltado ao atendimento exclusivamente nas especialidades de cardiologia, neurocirurgia e neurologia.

O serviço pernambucano ficou com o 1º lugar na categoria Excelência Operacional (Lean Externo - Pós-graduação em Excelência Operacional na Área de Saúde). A entrega da premiação aconteceu na sexta-feira da última semana. 

No total, 300 trabalhos foram escolhidos na modalidade oral presencial, entre cerca de 1,4 mil inscritos, divididos em 8 categorias. O objetivo do evento foi estimular o compartilhamento de boas práticas na área da saúde. 

“Otimização do tempo de permanência em enfermarias do HPS” foi o trabalho apresentado pelo Hospital Pelópidas Silveira. Iniciada em dezembro de 2022, a ação começou a dar resultados já no 1º semestre de 2023 e vem conseguindo manter a média dos indicadores.

A meta proposta era reduzir em 30% o tempo médio de permanência de cada enfermaria. Com a aplicação do projeto, foi possível reduzir em 60% o tempo de permanência na neurologia clínica, 58% na neurocirurgia e 44% na cardiologia. Essa redução deu maior rotatividade aos leitos, o que garantiu o atendimento a mais pessoas. Isso gerou uma economia de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Pedro Correia, diretor geral do HPS, acredita que esse resultado foi possível com a criação de estratégias corretas e a qualificação dos processos.

“Estamos constantemente pensando em ações para melhorar a qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes. Além de implementar, precisamos ficar atentos para dar continuidade às iniciativas exitosas, o que vem ocorrendo com esse trabalho de otimizar o tempo de permanência nas enfermarias. Ganha o paciente e ganha o sistema de saúde como um todo”, disse.

O impacto positivo do projeto conta com as colaborações de ações desenvolvidas dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde (MS). 

Os resultados ainda foram consolidados no trabalho de pós-graduação de Excelência Operacional do Einstein, feito pelas profissionais de saúde: Adelaide Caldas, Ângela Lessa, Milena Motta e Raphaela Muniz.

“É muito gratificante desenvolver projetos que tragam um atendimento de qualidade e humanizado aos nossos pacientes. Ficamos felizes com esse reconhecimento, em mostrar um SUS que dá certo e funciona e, além disso, em poder disseminar ideias que possam ser replicadas em outros serviços”, destacou Raphaela Muniz, que é diretora de Cuidados Interdisciplinares do HPS.

Veja também

ONU pede US$ 47 bilhões de ajuda humanitária para enfrentar um 'mundo em chamas'
MUNDO

ONU pede US$ 47 bilhões de ajuda humanitária para enfrentar um 'mundo em chamas'

Exército sírio inicia contraofensiva para conter rebeldes perto de Hama
ORIENTE MÉDIO

Exército sírio inicia contraofensiva para conter rebeldes perto de Hama

Newsletter