Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Hospital Pelópidas Silveira promove palestras sobre o Dia Mundial da Doença de Alzheimer

A unidade, que é referência na especialidade de neurologia do SUS, organiza o evento voltado para pacientes e acompanhantes

Hospital Pelópidas Silveira presta informações relevantes sobre a Doença de AlzheimerHospital Pelópidas Silveira presta informações relevantes sobre a Doença de Alzheimer - Foto: Divulgação/HPS

Para contribuir com a disseminação de informações relevantes para o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, o Hospital Pelópidas Silveira (HPS), no Recife, promoverá, no dia 21 de setembro, rodas de conversa e palestras educativas sobre a enfermidade.

O evento da unidade, que é referência na especialidade de neurologia do Sistema Único de Saúde (SUS), será direcionado para pacientes e acompanhantes, e trará detalhes sobre os estágios da doença, os principais sintomas, fatores de risco, diagnóstico e as formas de tratamento disponíveis no SUS.

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em idosos, e é responsável por mais da metade dos casos para essa parcela da população. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 2 milhões de pessoas vivem com alguma forma de demência e a expectativa é que o número triplique até 2050. A enfermidade pode vir acompanhada da depressão e é dividida em quatro estágios: forma inicial, moderada, grave e terminal.

As palestras serão ministradas pelo médico neurologista do HPS e especialista em transtornos cognitivos, Herickssen Medeiros, que alerta que nem todo tipo de esquecimento pode ser considerado como manifestação do Alzheimer.

"É importante informar que o Alzheimer é um tipo de demência, que pode ser confundido com outros quadros clínicos. Uma das principais características é um comprometimento progressivo das atividades da vida diária que a pessoa estava habituada a fazer e já não consegue mais, ou seja, a perda da capacidade das tarefas cotidianas", revelou o médico.

Sintomas do Alzheimer
O principal sintoma do Alzheimer é a perda de memória recente, mas, com a progressão da doença, alguns sinais mais graves aparecem, como a perda de memória remota (ou seja, dos fatos mais antigos), assim como irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.

O Alzheimer é uma doença degenerativa, progressiva e irreversível. Assim, não possui cura, sendo possível apenas tratamentos que podem amenizar os sintomas. 

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter