Logo Folha de Pernambuco

LUTO

Morre Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português e fundador da Rio Ave

Empresário português chegou no Recife em 1950, aos 15 anos, para tentar uma vida melhor

Sr. Alberto Feitosa, provedor do Real Hospital Português e fundador da RioAveSr. Alberto Feitosa, provedor do Real Hospital Português e fundador da RioAve - Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

Morreu, neste domingo (20), aos 88 anos, o provedor do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco e fundador da construtora Rio Ave, Alberto Ferreira da Costa. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital.

O empresário português era casado com Maria do Carmo Ferreira de Castro e Costa e teve três filhos: Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior.

Alberto Ferreira da Costa é provedor do Real Hospital Português | Foto: Bosco Lacerda/DivulgaçãoO corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, entregou, no dia 09 de agosto, a homenagem pelos 52 anos da Corregedoria ao provedor do Real Hospital Português de Beneficência, Alberto Ferreira da Costa, em razão dos seus relevantes serviços prestados à sociedade pernambucana. | Foto: DivulgaçãoEm solenidade comemorativa de 168 anos do Hospital Real Português, a instituição realizou uma Missa, concedeu um Título de Comenda de Excelência Médica e anunciou novo Centro de Endoscopia Digestiva. | Foto: Júnior Soares/Folha de PernambucoSr Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português, e Carmen Ferreira da Costa. | Foto: Paullo AllmeidaSr Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português, recebe Medalha de Mérito "José Mariano", homenagem de autoria do vereador Alcides Cardoso. | Foto: Paullo AllmeidaAniversario de 159 anos do Hospital Português, em setembro de 2024. | Foto: Arthur MotaAniversario de 163 anos do RHP, em setembro de 2018. | Foto: Arthur MotaAniversário de 166 anos do RHP, em setembro de 2021. | Foto: Arthur MotaAniversário de 166 anos do RHP, em setembro de 2021. | Foto: Arthur MotaAniversário de 166 anos do RHP, em setembro de 2021. | Foto: Arthur MotaO patriarca da família, Alberto Ferreira da Costa, e a matriarca, Carmem, são homenageados nos empreendimentos | Foto: Rio Ave/DivulgaçãoTribunal Regional do Trabalho (TRT) entrega Medalhas de Honra (Arcádia Paço Alfândega). Na foto, Carmen e Alberto Ferreira da Costa (Hospital Português) | Foto: Paullo AllmeidaAlberto Ferreira da Costa recebe título de cidadão recifense na câmara dos vereadores de Recife. | Foto: Marina MahmoodAlberto Ferreira da Costa recebe título de cidadão recifense na câmara dos vereadores de Recife. | Foto: Marina MahmoodAlberto Ferreira da Costa recebe título de cidadão recifense na câmara dos vereadores de Recife. | Foto: Marina MahmoodAlberto Ferreira da Costa recebe título de cidadão recifense na câmara dos vereadores de Recife. | Foto: Marina MahmoodHomenagem do Caxangá Agape ao Real Hospital Português. | Foto: Arthur Mota

Trajetória
O empresário Alberto Ferreira da Costa nasceu em 4 de maio de 1936 em Freguesia de São Simão da Junqueira, Concelho de Vila do Conde, em Portugal.

Ainda criança, aos 9 anos, começou a trabalhar na cidade Póvoa de Varzim, em uma carvoaria. Já aos 12 anos, seguiu para a cidade do Porto, como balconista da mercearia Rosa Leite. 

Na década de 1950, aos 15 anos, mudou-se para o Brasil para tentar uma vida melhor na cidade do Recife. 

Após alguns anos no País, em 1958, fundou a Rio Ave, empresa pernambucana que atua no setor da construção civil, locação de imóveis, hotelaria e soluções ambientais.

A construtora foi batizada em homenagem a um dos rios mais importantes do seu país de origem. 

Em 1971, ergueu seu primeiro empreendimento no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o Edifício Luzitânia. 

A sua história no Real Hospital Português - maior complexo hospitalar do Norte e Nordeste do País - começou em 1971, ano em que tornou-se sócio da instituição.

Em 1976, foi eleito mordomo, alcunha dada aos integrantes da Junta Administrativa da Instituição. 

Já em 1992, assumiu o cargo de provedor, líder que tem o poder decisório dentro do Hospital e norteia os rumos que a unidade deve tomar. Ele foi reeleito por diversas vezes até a atualidade, ficando fora do cargo apenas entre os anos de 1995 e 2000.

Em 2011, o empresário fundou o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa, que faz parte do Complexo do Hospital. A instituição, entre outras atividades, coordena os Programas de Residências Médica e Multidisciplinar.   

Já em 2018, inaugurou a Escola de Saúde do Real Hospital Português, voltada para a capacitação técnica e o aperfeiçoamento profissional.

Homenagens 
Durante a sua trajetória, recebeu inúmeros títulos e honrarias em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade pernambucana, entre eles os títulos de cidadão pernambucano e do Recife. 

Em 2022, a Câmara dos Vereadores do Recife concedeu a Alberto, em sessão solene, a medalha de mérito José Mariano.

Já em 2023, o então corregedor-geral da Justiça de Pernambuco e atual presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, entregou a homenagem pelos 52 anos da Corregedoria ao provedor do Real Hospital Português.

Veja também

Em ação de campanha no McDonald's, Trump serve fã brasileira; veja o que ela disse
ELEIÇÕES NOS EUA

Em ação de campanha no McDonald's, Trump serve fã brasileira; veja o que ela disse

Ataque na Caxemira sob controle da Índia deixa sete mortos
TIROS

Ataque na Caxemira sob controle da Índia deixa sete mortos

Newsletter