Logo Folha de Pernambuco

Empreendedorismo social

Idealizador do primeiro shopping sociocultural do Brasil visita a Folha de Pernambuco

O empreendedor social e idealizador da Casa Zero, Fábio Silva, convidou a equipe para participar da inauguração do espaço no dia 15 de setembro, às 17h

Na foto, a editora chefe da Folha de Pernambuco; o advogado Renato Renato Rissato; o presidente do grupo EQM, Eduardo Monteiro; o empreendedor social, Fábio Silva e o diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo PugliesiNa foto, a editora chefe da Folha de Pernambuco; o advogado Renato Renato Rissato; o presidente do grupo EQM, Eduardo Monteiro; o empreendedor social, Fábio Silva e o diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi - Foto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco

Em visita à Folha de Pernambuco, o empreendedor social e idealizador da Casa Zero - primeiro shopping sociocultural do Brasil, Fábio Silva, convidou a equipe para participar da inauguração do espaço no dia 15 de setembro, às 17h. O convite foi entregue ao presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, na tarde desta quarta-feira (31). A Casa Zero tem como objetivo promover cultura, empreendedorismo, criatividade, voluntariado e inovação, negócios e ações sociais

Casa Zero segue em construção e será inaugurada no dia 15 de setembro. Foto: Divulgação/ ONG Novo Jeito

No prédio, sociedade civil, iniciativas sociais, empresas e poder público, que compõem o ecossistema social do Recife, vão ter a oportunidade de crescer, compartilhar e criar uma rede de relacionamentos. O shopping vai atender comunidades vulneráveis com programas de geração de renda, projetos sociais da cidade com espaços e programação para o cidadão recifense e o turista. 

O estabelecimento, que funcionará na rua do Bom Jesus, no bairro do Recife, tem seis pilares de atuação: empreendedorismo social, inovação, engajamento cívico, cultura, educação e impacto social. Além disso, um dos norteadores da atuação é causar transformação e fazer diferença para a comunidade do Pilar, que tem cerca de 800 moradores. 

O shopping social funcionará em um prédio cedido pela Prefeitura do Recife, próximo à Praça do Arsenal, que estava desocupado há aproximadamente dez anos. A restauração do imóvel e a montagem de toda a estrutura, como a compra de equipamentos e mobiliário, foram financiadas por empresas que patrocinam a iniciativa.

“A Casa Zero chega para ser um projeto de transformação de território na Rua do Bom Jesus, que fica ao lado da comunidade do Pilar que tem o segundo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo do Recife. A gente quer, através da Casa Zero, trazer respostas imediatas para as famílias que vivem no Pilar, e conectar tudo isso à iniciativa privada, ao poder público, a todo o arranjo tecnológico do Porto Digital. A Casa Zero tem o apoio de quase 40 empresas que estão apoiando serviços com recursos e tecnologia”, explicou Fábio Silva.



Durante a visita, o presidente do grupo EQM, Eduardo Monteiro, confirmou a presença no evento de inauguração

“Isso é uma coisa extraordinária, o senhor [Fábio Silva] é um homem inquieto e tem uma ansiedade que só quem realiza muito tem. Eu vou estar lá, quero chegar na hora, e prestigiar a iniciativa e a Folha de Pernambuco vai estar cobrindo fortemente”, destacou. 

A expectativa é de que, a partir da inauguração, o modelo de franquia social seja expandido para outras regiões do Recife, de Pernambuco e do país

Além de Eduardo Monteiro e Fábio Silva, participaram da visita o diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, a editora-chefe da Folha de Pernambuco, Leusa Santos, o assessor da presidência do grupo EQM, Jonis Ramos, a gerente administrativa da Folha PE, Ivone Palácio, e o advogado Renato Rissato. 

ONG Novo Jeito 

Em 2010, após as enchentes que ocorreram na Mata Sul de Pernambuco, nasceu a ONG Novo Jeito. Fábio Silva reuniu um grupo de amigos para ajudar as vítimas das cheias. Naquele ano, sete caminhões com colchões foram doados e uma creche localizada em Palmares foi reformada. A partir dessa ação, o engajamento social aumentou e novos voluntários foram aparecendo e o projeto se tornou referência no Norte e no Nordeste. 

A partir do Novo Jeito, outras iniciativas foram criadas como o Porto Social, Transforma Recife, Transforma Brasil, Portugal, Chile e Angola

“O que estamos construindo no Recife é um dos principais ecossistemas de impacto social e de empreendedorismo social do Brasil e isso se deve muito a cultura e a participação do voluntariado e do engajamento da sociedade civil, do setor empresarial. Estamos pregando há 12 anos que primeiro, segundo e terceiro setor precisam caminhar juntos”, acrescentou Fábio. 

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter