Logo Folha de Pernambuco

moradia

Idosa de 114 anos realiza, no Recife, sonho da casa própria

Após anos de luta, Maria Lopes recebeu o título de posse do seu ímovel das mãos da secretária de Habitação do Recife

Aos 114 anos, Maria Lopes realizou o sonho da casa própriaAos 114 anos, Maria Lopes realizou o sonho da casa própria - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Os olhos de dona Maria Lopes, de 114 anos, se encheram de lágrimas ao realizar o seu maior sonho: o da casa própria. Nesta quinta-feira (15), ela recebeu, da Secretaria de Habitação do Recife, o título de propriedade do seu imóvel, um dos 128 do conjunto habitacional Zeferino Agra, em Água Fria, Zona Norte do Recife.

Nascida em 1906, a idosa lutou durante anos, morando em ocupações e atuando no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do qual guarda com muito orgulho um boné. Ao lado da filha, Elza Maria, a idosa não conteve a emoção e vibrou muito com a conquista.

“Trabalhei muitos anos como empregada doméstica, morei em várias ocupações e nunca desisti de ter o meu próprio teto. Estou muito feliz em agora ter a propriedade definitiva da minha casa”, afirmou Maria Lopes.

Quem também não conteve a emoção foi a secretária de Habitação do Recife, Ana Paula Lins, que realizou a entrega dos títulos de propriedade do ímovel para dona Maria e outros 127 moradores do conjunto. 

"Hoje me emocionei, os olhos marejaram com esse encontro e essa história de vida, sonho e luta. Tive a alegria de entregar o título de propriedade de imóvel para dona Maria Lopes da Silva, que esperou mais de dez décadas para realizar esse sonho", revelou Ana.

Com essa iniciativa, já somam 740 famílias beneficiadas com títulos de propriedade pela Secretaria de Habitação. Na semana passada, foram entregues 56 títulos de propriedade à comunidade de Campo do Vila, no Espinheiro.

Ainda de acordo com a secretária, a conclusão do processo junto ao cartório e a entrega da documentação pela Prefeitura do Recife garantem à comunidade a posse do seu imóvel reconhecida, garantias ao exercício de seu direito à moradia e segurança jurídica, permitindo acessar mais serviços públicos e realizar melhorias nos seus imóveis, inclusive com a obtenção de crédito e financiamentos. 

Veja também

Newsletter