Logo Folha de Pernambuco

Brasil

Idosa descobre feto calcificado há 56 anos em seu útero no Mato Grosso do Sul

A mulher, de 81 anos, morreu após a retirada do feto

Idosa descobre feto calcificado há 56 anos em seu útero no Mato Grosso do SulIdosa descobre feto calcificado há 56 anos em seu útero no Mato Grosso do Sul - Foto: Hospital Regional de Ponta Porã / Reprodução

Uma idosa, de 81 anos, foi socorrida com fortes dores abdominais na cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste brasileiro.

Ao investigar a dor, a equipe médica se deparou com um caso raro: a mulher estava há 50 anos com um feto calcificado em seu útero.

A retirada da "massa abdominal" foi feita em cirurgia no Hospital Regional de Ponta Porã, mas a paciente não conseguiu se recuperar completamente após a remoção e morreu dias depois.

A suspeita da equipe médica é de que o feto tenha ficado no corpo da mulher desde o seu último parto, que teria sido uma gestação de gêmeos não identificada. O nome da condição é litopedia, quando ocorre a calcificação do feto que morreu ainda no corpo da gestante e foi absorvido por seu corpo. 

Segundo o veículo Campo Grande News, a equipe médica chegou a suspeitar de câncer, mas uma tomografia computadorizada em 3D revelou o feto calcificado. O diagnóstico foi fechado na quinta-feira passada, dia 14 de março. 

"Conversei com o médico hoje [18 de março]. Ela deu entrada no hospital por outro motivo, alguma infecção e dores abdominais. Antes disso, nunca teve queixa", informou o secretário de saúde da cidade, Patrick Derzi, ao Campo Grande News. 

Veja também

Bala perdida atinge condomínio onde mora o governador Cláudio Castro, no Rio
RIO DE JANEIRO

Bala perdida atinge condomínio onde mora o governador Cláudio Castro, no Rio

Mpox: autoridades de saúde do Canadá confirmam 1º caso de nova forma da doença no país
AMÉRICA DO NORTE

Mpox: autoridades de saúde do Canadá confirmam 1º caso de nova forma da doença no país

Newsletter