Logo Folha de Pernambuco

Incêndio

Idoso de 72 anos morre vítima de incêndio na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda

Chamas atingiram a casa e a oficina de equipamentos eletrônicos do idoso

Incêndio atingiu casa e loja na Avenida Presidente Kennedy Incêndio atingiu casa e loja na Avenida Presidente Kennedy  - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Um idoso de 72 anos morreu na madrugada deste domingo (16), após um incêndio atingir a casa onde morava na Avenida Presidente Kennedy, no bairro de São Benedito, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

As chamas também alcançaram a oficina de equipamentos eletrônicos que fica ao lado do imóvel e que pertencia ao senhor que veio a óbito. As causas e a origem do incêndio ainda não foram confirmadas.

Identificado como Erivan do Nascimento Lima, mas conhecido por todos da região como Seu Marcos, o idoso morava com a neta, identificada como Aline, o marido dela, identificado como Alisson, e a filha do casal, de 3 anos de idade, bisneta de Seu Marcos.

A neta e a bisneta não estavam em casa no momento do incêndio porque tinham ido ao aniversário de um familiar. O marido de Aline estava na residência e também foi surpreendido pelas chamas. Ele dormia e acordou com o incêndio já tomando conta da casa.

Segundo o depoimento de testemunhas, ele tentou ajudar o idoso a se salvar mas não conseguiu. “Ele está muito abalado”, comentou Dona Mariluce da Silva, cunhada de Seu Marcos. Muitos parentes do idoso moram na mesma região e o sentimento de comoção toma conta dos arredores. 

A família acredita que o incêndio ocorreu devido a um curto circuito em um ventilador. “O problema que deu ontem foi o ventilador que queimou, que deu curto circuito. Ele estava dormindo, o genro [marido da neta] dele também estava dormindo. A neta dele e a bisneta tinham ido para a casa da irmã, que foi o aniversário do menino dela, aí elas foram lá para comemorar o aniversário”, contou Mariluce. 

“Ele foi dormir, o marido da neta foi dormir, e aí foi que aconteceu. Alison se acordou com aquele pipoco, ele se levantou e o fogo já tinha tomado conta da casa. Alison estava no primeiro quarto, conseguiu quebrar a janela e saiu, só que o meu cunhado não saiu porque o segundo quarto que ele estava é de basculante e ele não tinha como sair, não tinha como ele passar para a sala para sair. Ele se enrolou no lençol, pensando ele que ia se proteger do fogo e foi pior”, lamentou. 

Seu Marcos morava há muitas décadas na mesma região e há 10 anos morava de aluguel na casa que pegou fogo nesta madrugada. Segundo familiares e amigos, ele sempre trabalhou com conserto de equipamentos eletrônicos.

“Ele consertava televisão, som, e sempre botava o CD no som para o pessoal escutar. Era uma ótima pessoa, não mexia com ninguém. As meninas estão arrasadas, as filhas, as netas, porque depois que a minha irmã faleceu foi triste demais.” A irmã de Mariluce era esposa de Seu Marcos e faleceu em decorrência de um câncer.  

O idoso era muito querido por amigos e vizinhos. “A gente se conhece desde menino. Todo mundo aqui era amigo dele. Ninguém falava mal dele. Ele era fora de série, vai deixar muita saudade”, comentou Clóvis Ribeiro, aposentado e amigo de Seu Marcos.

O motorista de aplicativo Paulo Messias, de 37 anos, tentou ajudar a conter as chamas e destacou o carinho que os vizinhos tinham pelo idoso.

“Eu já me acordei com a turma arrombando [a casa para tentar salvar o idoso], abri a grade também, tentei ajudar os meninos. A gente pegou água, mas o fogo se alastrou muito rápido e não deu não. A gente chamou, tentou arrombar, fez tudo, mas infelizmente foi rápido demais. Conheço ele desde pequeno, ele bota o som dele aí, infelizmente é uma fatalidade. Ele era uma ótima pessoa, acho que ninguém aqui tem o que falar dele”, ressaltou. 

A dona de casa Maria Auxiliadora, de 59 anos, vizinha do idoso, emocionou-se ao lembrar do amigo. Ela soube do incêndio no começo da madrugada.

“Eu estava dormindo, o vizinho começou a gritar, me chamando, me chamando, era umas meia-noite e meia. Quando eu corri, já estava o fogo dentro da casa. O marido da neta dele conseguiu sair, disseram que ele pulou a janela, arrudiou e conseguiu pular por uma parte que arrombaram. Ele [Seu Marcos] ficou lá dentro do quarto e ninguém conseguiu entrar. Quando entraram o fogo já estava muito alto e quando o bombeiro chegou já estava o fogo incendiando tudo”, contou. 

“A neta tinha ido para o aniversário e quem estava aí era o marido da neta, que estava dormindo, fazendo companhia a ele. Quando alguém saia, ele não ficava só, ele ficava sempre com alguém. Ele ficava aqui até tarde, até meia-noite, uma hora. Eu o conheço há muitos anos. É muito triste isso. Foi muito fogo, muito fogo mesmo”, completou. 

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta de 01h22 desta madrugada. Cinco viaturas foram deslocadas para o local, dentre elas, veículos de combate a incêndio, resgate, salvamento e comando operacional.

“Nossas equipes atuaram no combate às chamas que se propagaram por todo o ambiente da residência. A parte estrutural foi comprometida e o telhado acabou despencando, o que dificultou o acesso ao imóvel. Uma vítima, de sexo masculino e cerca 70 anos, foi encontrada em óbito num dos quartos. A ocorrência foi finalizada, por volta das 03h30”,  comunicou o Corpo de Bombeiros.

Segundo a corporação, a Defesa Civil e a Neoenergia foram acionadas, além da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML).

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter