Idoso morre em deslizamento de terra em Barreiros, Zona da Mata Sul de Pernambuco
Vítima varria o quintal de casa quando foi soterrado
Um homem de 72 anos morreu em um deslizamento de terra na cidade de Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (4).
Segundo informações da Defesa Civil de Barreiros, José Rocha Lins foi soterrado enquanto varria o quintal na parte de trás de sua casa, localizada no bairro de Santa Gorete.
A equipe ainda informou que, apesar das fortes chuvas, o deslizamento foi provocado devido a uma obra irregular feita por um vizinho na parte superior do talude.
A Secretaria de Ação Social informou que está realizando o acompanhamento junto a família, disponibilizando auxílio funerário e o acompanhamento psicológico necessário.
Alerta Apac
Na manhã desta quinta, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de estado de atenção para uma previsão de chuva com intensidade moderada a forte no Grande Recife e na Zona da Mata do Estado.
Dez pessoas desabrigadas em Petrolina
A chuva também causou estragos em outras regiões do Estado. De acordo com a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, só no município de Petrolina, no Sertão, foi registrado um acumulado de 98 milímetros.
O forte nível de chuva provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. Até o momento, dez pessoas estão desabrigadas devido ao avanço dos níveis de água.
A corporação informou que, até as 13h desta quinta, não foram relatadas outras ocorrências para a central da Defesa Civil.
Imóvel em risco em Paulista
Em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a Defesa Civil recebeu ocorrência para colocação de lonas plásticas em Jardim Paulista Alto e uma outra solicitação de vistoria em imóvel de risco em Arthur Lundgren II.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, o município contabilizou 60 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.
Leia também
• Apac emite alerta laranja de "estado de atenção" e prevê chuvas moderadas para todo Pernambuco
• Sexta-Feira Santa será de chuva em todo o estado de Pernambuco, aponta previsão da Apac
• Chuva forte alaga ruas de Lisboa e de outras regiões de Portugal; veja vídeo
Jaboatão
A Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, também na RMR, registrou acumulado de 61 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, sem ocorrências significativas, até o momento. Por enquanto, equipes estão em campo realizando vistorias.
Níveis de chuva
Segundo informações da Apac, a previsão é que as chuvas persistam ao longo do dia na Região Metropolitana e cheguem ao Agreste, às Zonas da Mata e ao Sertão.
Às 12h45, os locais que registraram mais chuvas nas últimas seis horas foram:
- Olinda - 79,69 milímetros;
- Paulista - 75,80 milímetros;
- Barreiros - 73,57 milímetros;
- Recife - 61,44 milímetros.