Logo Folha de Pernambuco

COVID-19

Vacinação para idosos a partir de 70 anos começa nesta quinta (18) em Jaboatão

Vacinação contra Covid-19 para idosos a partir de 72 anos em JaboatãoVacinação contra Covid-19 para idosos a partir de 72 anos em Jaboatão - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, dá continuidade, nesta quarta-feira, à vacinação da Covid-19, com novas doses da vacinas Coronavac e Oxford/Astrazeneca. Na última segunda-feira, foi aberto o agendamento para idosos entre 70 e 71 anos no município - para esse grupo, a imunização começa nesta quinta (17).

De acordo com a gestão municipal, a marcação pode ser feita pelo site www.deolhonaconsulta.jaboatão.pe.gov.br, ou pelo aplicativo De Olho na Consulta. 

Segundo a prefeitura do município, a cidade recebeu, para essa etapa de vacinação, 1.936 doses da Coronavac e 11,4 mil doses da Oxford/Astrazeneca. 

Os idosos que não foram imunizados podem agendar e escolher um dos postos de vacinação entre os quatro pontos de vacinação: Centro Cultural Miguel Arraes (Prazeres); Casa da Cultura (Jaboatão Centro); Sesc de Piedade e no Shopping Guararapes. Em todos esses locais, a campanha ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, atendendendo quem vai a pé e também no formato drive-thru.

Somente na manhã desta quarta-feira, no posto de vacinação do Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres, mais de 150 doses haviam sido aplicadas. 

Para o caso de o idoso ser acamado, a secretária de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessoa, é frisa que é preciso deixar clara essa condição no agendamento para que ele possa receber a vacina em casa. 

“No próprio aplicativo ou no site, existe a opção de marcar acamado. Todos que marcam assim serão vacina dos em domicílio, seja pela equipe-se saúde da família ou equipes volantes. É importante o cadastro para evitar aglomeração no ato da vacinação”, disse a secretária. 

Zelma conta ainda que as doses recebidas pelo município são armazenadas de acordo com o quantitativo a ser aplicado. “Desde 15 de março, estamos vacinando de 72 e 73 anos. Os de 70 e 71 anos vão iniciar nesta quinta a vacinação. À medida em que chegam novas doses, ampliamos o planejamento para outros grupos. Todas as vacinas Coronavac recebidas foram separadas em câmaras frias, as primeiras e segunda doses, separadas pra não ter prejuízo e garantir a vacina para as pessoas”, declarou a secretária. 

No ato da vacinação, o jaboatonense deve levar documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência. 

Para a idosa Maria Célia da Conceição, de 72 anos, o dia para receber a vacina foi visto como uma esperança por dias melhores. “Estou muito satisfeita, aguardava esse dia tem muito tempo. Espero que ela nos faça bem e esse vírus acabe. O cadastro foi fácil, minha a gente de saúde ajudou, e agora vou aguardar a segunda dose”, disse. 

Benedito Sales, de 73 anos, afirmou já estar pronto para receber a segunda dose e poder reencontrar familiares e amigos. “Receber essa vacina é uma felicidade muito grande, já estou pronto para a próxima dose. A primeira coisa que vou fazer é rever amigos, familiares. Poder estar com eles vai ser muito bom”, contou.

Veja também

Líbano relata 8 mortos em bombardeios israelenses no leste
Bombardeio

Líbano relata 8 mortos em bombardeios israelenses no leste

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
Vaticano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter