Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Idosos a partir de 80 anos começam a ser vacinados contra Covid-19 no Recife; saiba como agendar

Vacinação contra Covid-19 de idosos a partir de 80 anos no RecifeVacinação contra Covid-19 de idosos a partir de 80 anos no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Recife segue a campanha de vacinação contra a Covid-19 no grupo prioritário do município. Nesta sexta-feira (12), foi a vez dos idosos a partir de 80 anos começarem a receber a dose, nos nove pontos de vacinação e cinco de drive-thru da Prefeitura do Recife. 

Na presença do prefeito da Capital, João Campos, no Compaz Governador Miguel Arraes, na Madalena, Zona Oeste da capital pernambucana, a vacinação teve início às 9h. Na visão do gestor, o ritmo de aplicação da vacina na cidade pode ser acelerado. Mas, para isso, a chegada das doses tem que acontecer com mais rapidez. 

"A nossa grande cobrança é para que o Ministério da Saúde tenha maior previsibilidade. É importante o Ministério falar para os municípios quantas doses virão, quando elas vão chegar. O segundo passo é aumentar a velocidade de entrega das doses. Quem acompanhou o Plano Recife Vacina viu que fizemos ele em vários módulos. Então, se chegar mais doses de vacina, aumentamos a estrutura para mais de 200 salas de vacinação na cidade. Só depende dela chegar", declarou o prefeito. 

De forma tranquila, os idosos eram orientado no Compaz Miguel Arraes pelos profissionais da Saúde presentes e recebiam a primeira dose da CoronaVac de forma ordenada. Na companhia do filho, dona Maria do Socorro Oliveira da Silva chegou ao local de vacinação preocupada, pois estava com receio que a vacina pudesse doer. Entretanto, após a aplicação, a senhora de 80 anos saiu aliviada e na expectativa de voltar ao 'velho normal'. "Gostei muito, não senti dor! Saio daqui mais segura com a minha saúde. Além disso, passo mais segurança para os meus filhos, minha nora e meus netos. Agora é esperar a segunda dose para ter mais tranquilidade até para receber visitas em casa", contou. 

Além de iniciar a vacinação nos idosos entre 80 anos e 84 anos, O Recife começou a vacinar com a segunda dose os trabalhadores de Saúde da linha de frente contra a Covid-19, idosos em asilos e trabalhadores desses espaços e pessoas com deficiência a partir dos 18 anos que vivem em residências inclusivas e trabalhadores dessas casas.

Enfermeira, Vânia Costa mostrou-se contente ao receber a segunda dose, mas pediu para a população seguir cumprindo os protocolos de segurança. "Estou mais segura, porque trabalho com pacientes e não sabemos quem está com o vírus e quem não está. Até todos serem vacinados, recomendo que cada um siga usado máscara e respeitando as medidas de segurança. Estamos apenas seguindo uma ordem de prioridade", falou. 

O Recife vacinou, até a última quinta-feira (11), um total de 44.340 pessoas. A  campanha de vacinação começou em 19 de janeiro. 

Como agendar
O agendamento para a imunização deste grupo prioritário pode ser feito no aplicativo Conecta Recife e site Minha Vacina.

Para agendar a ida ao posto de vacinação para receber a dose, é preciso marcar dia, horário e local no site Minha Vacina ou no aplicativo Conecta Recife, disponível nas lojas de aplicativos para smartphones. 

No site ou no app, o cidadão precisa marcar primeiramente o seu grupo prioritário.

Em seguida, é necessário anexar comprovante de residência e documento de identificação. Ainda há um formulário para preenchimento de dados como nome completo, CPF, telefone, data de nascimento e endereço.

Centros de vacinação fixos
Compaz Dom Helder Câmara, no Coque
Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo
Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela
Compaz Miguel Arraes, na Caxangá
Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro
Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância
Ginásio Geraldão, na Imbiribeira
Escola Nadir Colaço, na Macaxeira
UPA-E Fernando Figueira, no Ibura
 
Centros de vacinação drive-thru 
Parque da Macaxeira, na Macaxeira
Geraldão, na Imbiribeira
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária
Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Bairro do Recife
Estádio do Arruda, no Arruda

Veja também

Newsletter