Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Idosos a partir dos 80 anos começam a receber a 5ª dose da vacina contra Covid-19 no Recife

Imunizante pode ser aplicado nos recifenses que tenham recebido a segunda dose de reforço (4ª dose) há, pelo menos, quatro meses

Na Policlínica Waldemar de Oliveira, localizada no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, vários idosos receberam a 5ª dose da vacina contra a doença, na manhã desta quintaNa Policlínica Waldemar de Oliveira, localizada no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, vários idosos receberam a 5ª dose da vacina contra a doença, na manhã desta quinta - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife começou, nesta quinta-feira (24), a imunizar idosos a partir dos 80 anos com a 5ª dose da vacina contra a Covid-19. O imunizante pode ser aplicado nos recifenses que tenham recebido a segunda dose de reforço (4ª dose) há, pelo menos, quatro meses e estejam nessa faixa etária. Cerca de 21.800 pessoas estão aptas a serem vacinadas com a dose de reforço adicional na capital pernambucana.

A imunização é feita mediante agendamento no site ou aplicativo do Conecta Recife. As vacinas estão disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas mais de 150 salas de vacina disponibilizadas pela prefeitura.

A vacina também é aplicada de domingo a domingo, em um dos Centros de Vacinação montados em shoppings da capital: Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Boa Vista, na área central da cidade; e Tacaruna, em Santo Amaro, na Zona Norte.

Nos shoppings e nas Unidades de Saúde da Família, o atendimento pode ser feito, também, por demanda espontânea de forma geral, exceto para crianças de 3 e 4 anos e bebês de 6 meses a 2 anos. 

Idosos começam a receber o imunizante 
Na Policlínica Waldemar de Oliveira, localizada no bairro de Santo Amaro, vários idosos receberam a 5ª dose da vacina contra a doença, na manhã desta quinta. Entre eles, está Lindomar de Melo Santos, 85, que recebeu o imunizante com alegria e afirmou que espera uma 6ª dose. 

Lindomar de Melo Santos, 85 anos. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

“Eu me sinto feliz porque estou com toda a prevenção contra a doença. Me sinto muito mais protegida e agradeço as pessoas que conseguiram organizar isso, porque doenças para morrer não é comigo não. Tudo que mandam fazer, eu faço direitinho, eu não sou dessas pessoas que são contra; eu sou a favor, se manda fazer, é porque é bom”, destacou. 

A cuidadora de idosos Lucilene Maria da Silva, de 40 anos e que toma conta há 20 anos de Manoel de Freitas Cavalcanti, 93, o levou para tomar a dose de reforço adicional.
Manoel de Freitas Cavalcanti, 93 anos. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco 

“É muito importante, porque ele fica imunizado contra o coronavírus e outras coisas mais. É muito importante se proteger, principalmente agora com essa nova onda. A gente tem todo o cuidado, já que voltou agora o uso de máscara, álcool em gel. Temos todo o cuidado como antes”, afirmou a cuidadora. 

Com a filha Mônica Lira de Queiroz, Maria Glória Lira de Queiroz, de 92 anos, também se vacinou na policlínica com a 5ª dose. 

Maria Glória Lira de Queiroz, 92 anos. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

“Essa vacinação é muito boa, quem inventou é louvável. Quando eu vou para a rua, utilizo máscara, sigo tudo certinho. Para aqueles que estão com medo de se vacinar, o meu recado é que tenham medo de não receber a vacina”, relatou Maria. 

O imunizante utilizado para este público, nesta etapa da vacinação, é o da Pfizer/BioNTech. A definição foi apresentada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validada junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizado na última segunda-feira (21). 

Documentações necessárias 
No local de vacinação, é necessário apresentar documento de identificação, um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, além de um comprovante de residência confirmando que o idoso é residente na capital pernambucana. 

Veja também

Newsletter