Logo Folha de Pernambuco

Patrimônio

Igreja da Conceição dos Militares, no Recife, recebe primeira missa após restauro

Cerimônia começa às 16h desta terça-feira (6) e será conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, no RecifeIgreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, no Recife - Foto: Divulgação/Arquidiocese

Após passar por uma grande reforma, um importante patrimônio histórico do Centro do Recife volta à ativa hoje. Agora devidamente restaurada, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, localizada na rua Nova, em Santo Antônio, receberá a primeira missa em 15 anos. A celebração, que marcará a inauguração religiosa do templo católico, será conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A cerimônia começa às 16h.

Reaberta para visitação no mês passado, a igreja tombada em 1938 sofreu uma intervenção geral. A obra foi executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Patrimônio histórico e religioso
Construída no século 18, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares é fruto de uma concessão dada pelo então rei de Portugal, D. João 5º, aos sargentos e soldados do terço de infantaria da guarnição do Recife, que fundaram uma irmandade. Em 1781, o templo recebeu uma representação da primeira batalha dos Montes Guararapes, que resultou na expulsão dos holandeses de Pernambuco um século antes.

De acordo com a Arquidiocese de Olinda e Recife, o imóvel tem estilo barroco e características de transição para o rococó, com grande riqueza de elementos decorativos em todo o interior. Ao longo dos anos, a igreja sofreu diversas intervenções e foi encoberta por várias camadas de tinta branca, o que acabou ocultando a decoração original.

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter