Logo Folha de Pernambuco

Devoção

Igreja Madre de Deus promove festa em homenagem a Nossa Senhora da Cabeça

Programação segue desta terça (9) até a sexta-feira (12)

Igreja Madre de DeusIgreja Madre de Deus - Foto: Divulgação/Visit Recife

A Paróquia São Frei Pedro Gonçalves, conhecida como Igreja Madre de Deus, localizada no Bairro do Recife, terá programação especial entre esta terça (9) e sexta-feira (12). Durante os quatro dias, a paróquia promoverá a Festa de Nossa Senhora da Cabeça, com celebração da Santa Missa sempre ao meio-dia.

Também será rezado o Terço Mariano, 30 minutos antes de cada celebração, e haverá a benção da cabeça ao final das missas [Veja a programação completa mais abaixo no infográfico].

Pároco do templo religioso, Padre Damião Silva explica que, apesar de ainda pouco conhecida entre os brasileiros, Nossa Senhora da Cabeça é muito importante para a igreja e para os cristãos.

“Celebrar Nossa Senhora é sempre um momento muito importante porque ela é, primeiro, a mãe de Jesus, nossa mãe, aquela que intercede por nós nas dificuldades, nas horas dos aperreios. E se tratando de Nossa Senhora da Cabeça, é aquela que é invocada sobre as doenças relacionadas à cabeça, seja de ordem física, seja de ordem emocional ou mental. É o que a gente vê aqui, as pessoas vindo para o altar, pessoas que têm dores de cabeças constantes, enxaquecas, pessoas que são depressivas, que carregam outros distúrbios relacionados à mente. Então, essa essa devoção é muito forte nesse sentido”, comentou.

De acordo com o padre, a festa ocorre há cinco anos e um dos momentos mais aguardados desta edição será a benção com a medalha que ocorrerá após as celebrações.

“Estamos resgatando essa devoção à Nossa Senhora da Cabeça, porque as pessoas conhecem muito Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora Desatadora dos Nós, né? E algo muito marcante é que Frei Rinaldo, que era o antigo pároco, adquiriu uma medalha que veio lá da Espanha, do santuário mesmo que tem lá. No final da missa, eu faço a benção da medalha, isso é parte da programação, faço a benção de Nossa Senhora da Cabeça, e depois da bênção as pessoas fazem filas e eu vou impondo essa medalha, esse medalhão, na cabeça de cada pessoa. Então, as pessoas ficam encantadas com isso”, destacou.

No encerramento da festa, na sexta-feira (12), Dia de Nossa Senhora da Cabeça, após a missa também haverá uma procissão pelas principais ruas do Bairro do Recife.

História de Nossa Senhora da Cabeça

Segundo a tradição católica, Nossa Senhora apareceu, na região espanhola de Andaluzia, na parte mais alta da Serra Morena, chamada Pico da Cabeça, para um soldado, devoto da Virgem Maria, que havia perdido um dos braços na guerra. Ela pediu que ele contasse às pessoas que encontrasse que era da vontade de Deus construir uma igreja na região. O homem, então, pediu um sinal para que as pessoas acreditassem na aparição e no pedido de Maria. Foi aí que, por intercessão da santa, o soldado teve o braço refeito. A partir daí, a devoção por Nossa Senhora da Cabeça se espalhou e uma das histórias mais difundidas é a da que ela salvou um homem da decapitação.

“A história de Nossa Senhora da Cabeça é uma tradição espanhola, mas a que eu mais gosto é quando alguém que estava sendo decapitado, por um erro até, uma pessoa que era inocente naquela situação, e ele se agarrou [em oração] à Nossa Senhora. E já perto de acontecer o martírio dessa pessoa, a decapitação, apareceu a pessoa que realmente era culpada, apareceu o culpado. E o homem que ia ser decapitado foi livre. E é por isso que ela [imagem de Nossa Senhora] aparece com a cabeça assim no braço. É que ela livrou alguém da morte”, explicou Padre Damião Silva.

Veja também

Newsletter