Igreja no Recife promove ação social voltada à doação de sangue
A instituição, localizada no bairro do Arruda, espera receber doadores de todas as partes da cidade neste sábado (23)
O grupo jovem da Igreja Ministério Internacional em Células (MIC) realizará, neste sábado (23), uma ação social voltada à doação de sangue.
A igreja, que fica localizada na av. Beberibe, no bairro do Arruda, no Recife, receberá em suas instalações doadores das 9h às 16h, com o intuito de ajudar a abastecer o estoque de sangue do banco Hemato.
Cerca de 90 pessoas já confirmaram presença, mas, com a campanha, a igreja espera receber ainda mais doadores de todas partes.
Leia também
• Homem da Meia-Noite reforça campanha do Hemope com sorteio de camisetas
• Hemope promove semana para incentivar doação de medula óssea
• Com estoque crítico, Hemope chama atenção a doação de sangue
“Entendemos que existe uma necessidade urgente da doação de sangue e que há uma dificuldade de conscientização para o aumento da doação no nosso estado e no Brasil como um todo”, afirma Adriana Faria, integrante do grupo jovem da igreja.
“Como igreja, nossa responsabilidade cristã e cidadã é levantar essas campanhas em prol do próximo e assim cumprir a missão mais importante de Jesus, que é ajudar quem mais precisa. Por isso estamos convidando toda sociedade para participar”, acrescentou.
Desde que a pandemia do coronavírus começou, o número de doações diminuiu drasticamente, afetando hemocentros de todo o país.
Segundo informações do site oficial do Hemope, os estoques de sangue do tipo A+, A-, B+, O+, O- e AB+ estão em situação crítica, enquanto o estoque do tipo B- está em alerta e somente o AB- segue em estabilidade.
Quem pode doar?
Qualquer pessoa com entre 16 e 69 anos, pesando no mínimo 50 kg e em bom estado de saúde, pode ser doador.
Para doar no sábado (23), a pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses.
Cuidados com a Covid-19
Pessoas que contraíram Covid-19 precisam esperar um mês após o diagnóstico negativo para doar sangue.
Além disso, aqueles que tomaram a vacina da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen precisam esperar 7 dias para fazer a doação de sangue. Já quem tomou o imunizante da Coronavac/Sinovac precisa aguardar apenas 48 horas para doar.
Informações adicionais serão concedidas no local da campanha.