Guerra na Ucrânia

Imagens de satélite ajudam ONU a monitorar destruição cultural na Ucrânia

Organização anunciou que lançará publicamente, dentro de algumas semanas, sua plataforma de rastreamento

imagens de Satélites ajudam a monitorar guerra na Ucrânia imagens de Satélites ajudam a monitorar guerra na Ucrânia  - Foto: Fabrice Cpffri/ AFP

A ONU usa imagens de satélite para monitorar a destruição cultural causada pela invasão russa à Ucrânia, e anunciou nesta quarta-feira (26) que lançará publicamente dentro de algumas semanas sua plataforma de rastreamento.

A Unesco, agência cultural da ONU, informou que verificou danos em 207 sítios culturais da Ucrânia desde 24 de fevereiro, quando a operação militar russa começou. Entre eles, estão 88 locais religiosos, 15 museus, 76 prédios de interesse histórico ou artístico, 18 monumentos e 10 bibliotecas.

As regiões mais afetadas ficam no leste da Ucrânia e em torno de Kiev, sendo a região de Donetsk a mais atingida, seguida de Kharkiv. "Nossa conclusão é de que é grave e poderia piorar", declarou em Genebra a diretora cultural da Unesco, Krista Pikkat.

O patrimônio cultural é, com frequência, um dano colateral nas guerras, mas às vezes é atacado especificamente por ser a essência da identidade dos países, explicou Krista.

Semanas atrás, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, pediu à Unesco que incluísse o porto de Odessa em sua lista do Patrimônio Mundial, para protegê-lo dos ataques aéreos russos. A organização trabalha com autoridades de Odessa para garantir que seus principais monumentos e sítios culturais sejam protegidos.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter