Cílios de LED e glitter: Imip reforça cuidados com os olhos no Carnaval
Irritações e até conjuntivite aumentam nessa época do ano devido às aglomerações e queda da imunidade
O Carnaval é um período de alegria, mas também exige atenção à saúde ocular. Os olhos são órgãos delicados e podem ser facilmente prejudicados por fatores como a exposição ao sol, o uso de maquiagem e a presença de objetos estranhos. Faltando alguns dias para a festa, é importante lembrar aos foliões de tomar certos cuidados para não prejudicar a visão.
Leia também
• Imip reforça meta global da OMS e conscientiza sobre luta no Dia Internacional do Câncer Infantil
• Intercâmbio: médicos angolanos vão atuar no Imip
• Imip: ambulatório de saúde digital é inaugurado
Exposição solar, mau uso de maquiagem e acessórios como cílios de LED e glitter podem causar irritações e até conjuntivite, cujo número de casos aumenta nessa época devido às aglomerações e queda da imunidade.
Segundo o oftalmologista do IMIP, Luciano Lira, as conjuntivites viral e bacteriana se proliferam com facilidade durante o Carnaval. “Caso ocorra irritação ou sintomas como vermelhidão, ardência e sensação de areia nos olhos, a recomendação é procurar um oftalmologista para evitar complicações”, orientou. Além disso, produtos festivos, a exemplo das lentes de contato, podem desencadear reações alérgicas e inflamações se não forem usados corretamente.
Entre as principais recomendações estão: higienizar as mãos frequentemente, evitar coçar os olhos, não compartilhar maquiagem ou colírios, hidratar-se bem, usar óculos de sol para proteção contra raios UV e remover corretamente a maquiagem antes de dormir. O uso de cílios de LED requer cautela devido a possíveis alergias e riscos de infecção, enquanto o glitter deve ser aplicado longe da área dos olhos para evitar lesões na córnea.