Logo Folha de Pernambuco

Transplante

Imip celebra a marca de 300 transplantes de coração realizados

Instituição se consolida como um dos maiores centros de transplante do Brasil

Imip chega a marca de 300 transplantes de coração realizadosImip chega a marca de 300 transplantes de coração realizados - Foto: Ivan Melo/Imip

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) celebra o marco de 300 transplantes de coração realizados pela instituição em 12 anos.

O número mantém o Imip como o maior centro transplantador de Pernambuco, sendo referência no Norte e Nordeste no transplante cardíaco e o terceiro colocado da região no ranking da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

A conquista veio após outro alcance histórico: em 2017, o complexo hospitalar se tornou o único do País a ultrapassar a marca de 100 transplantes de coração em menos de cinco anos de existência do serviço. 

“Chegamos nessa marca, que é incrível, em um programa que é relativamente jovem em relação não apenas a Pernambuco, mas também ao Brasil. Temos uma equipe completa para pensar com exclusividade nas questões de assistência cardíaca e no transplante de coração no Imip. Para nós, é um orgulho imenso alcançar esse número. A expectativa é continuar crescendo e chegar a 400 transplantados o mais rápido possível”, celebrou Cristiano Berardo, médico cardiologista e Coordenador de Cirurgia Cardíaca Adulto e setor de transplantes do Imip.

Além de transplante de coração, o Imip também realiza transplantes de fígado, pâncreas, rins e tecidos (córneas e medula). A instituição já é reconhecida em todo o Brasil como uma das referências no setor.

No ano passado, o cirurgião cardiovascular e atual Superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação do Imip, Fernando Augusto Figueira, recebeu a medalha “Mérito Santos Dumont”, da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília. A entrega da honraria é fruto de uma parceria da FAB no transporte de órgãos para transplante. 

“Esse número gigante foi atingido em apenas 12 anos realizando transplantes. Isso é a prova da dedicação da instituição, que acredita na alta complexidade e mostra que é possível fazer alta complexidade com volume e qualidade no SUS”, afirmou Fernando.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter