Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Importante líder do judaísmo ultraortodoxo, rabino Gershon Edelstein morre aos 100 anos

O presidente israelense, Isaac Herzog, elogiou Edelstein em um comunicado

Importante líder do judaísmo ultraortodoxo, rabino Gershon Edelstein morre aos 100 anosImportante líder do judaísmo ultraortodoxo, rabino Gershon Edelstein morre aos 100 anos - Foto: Menahem Kahana / AFP

O rabino Gershon Edelstein, um dos líderes espirituais do judaísmo ultraortodoxo askenazi, morreu nesta terça-feira (30) aos 100 anos em Israel.

O presidente israelense, Isaac Herzog, elogiou Edelstein em um comunicado como "um líder espiritual de primeira ordem, cujo conhecimento da Torá (...) influenciou nossa geração e as gerações futuras".

O grande rabino ashkenazi de Israel, David Lau, afirmou que "todo o povo judeu, em Israel e da diáspora, lamenta a morte do grande rabino Gershon Edelstein".

Edelstein sucedeu em março de 2022 o influente rabino Chaim Kanievsky à frente do "Conselho de Sábios da Torá", uma instituição vinculada ao partido Judaísmo Unificado da Torá (JUT), que é um aliado do governo e tem sete cadeiras no Parlamento.

 

Nascido em 1923 na Rússia e descendente de uma linhagem de rabinos, Edelstein imigrou em 1934 para a região da Palestina, durante o mandato britânico, e dedicou sua vida ao estudo dos textos religiosos.

Veja também

Newsletter