Logo Folha de Pernambuco

guerra

Imprensa estatal síria reporta bombardeio israelense ao sul da capital Damasco

"Ouvi três explosões seguidas, uma delas muito forte", disse morador da região

Um bombardeio israelense atingiu nesta segunda-feira (4) a zona de Sayyeda Zeinab, no sul de Damasco, capital da SíriaUm bombardeio israelense atingiu nesta segunda-feira (4) a zona de Sayyeda Zeinab, no sul de Damasco, capital da Síria - Foto: AFP

Um bombardeio israelense atingiu nesta segunda-feira (4) a zona de Sayyeda Zeinab, no sul de Damasco, capital da Síria, onde um importante santuário xiita é vigiado por grupos pró-Irã, incluindo o Hezbollah, indicou a imprensa estatal.

"Segundo informações preliminares, uma agressão israelense teve como alvo a área ao redor de Sayyeda Zeinab", disse a agência oficial de notícias Sana.

"Ouvi três explosões seguidas, uma delas muito forte", disse à AFP um morador da região, Mehdi Mahfuz.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) afirmou que o atentado atingiu "uma casa em uma fazenda no setor Sayyeda Zeinab, usada por membros do grupo libanês Hezbollah e da Guarda Revolucionária iraniana".

Segundo o OSDH, com sede no Reino Unido mas que conta com uma extensa rede de fontes na Síria, os grupos pró-Irã têm uma forte presença na região de Sayyeda Zeinab, um importante local de peregrinação xiita.

Desde que a guerra civil começou em 2011 na Síria, Israel realizou centenas de bombardeios na Síria contra o Exército sírio e grupos apoiados pelo Irã, incluindo o Hezbollah, destacados em apoio às forças governamentais.

O ritmo destes ataques aumentou desde a escalada do conflito entre o Hezbollah e Israel no final de setembro.

Veja também

Quer viver mais 5 a 10 anos? Este hábito pode ajudar; saiba qual
SAÚDE

Quer viver mais 5 a 10 anos? Este hábito pode ajudar; saiba qual

Ataque armado em bar no sudeste do México deixa ao menos 6 mortos e 10 feridos
TRAGÉDIA

Ataque armado em bar no sudeste do México deixa ao menos 6 mortos e 10 feridos

Newsletter