Logo Folha de Pernambuco

Fazenda Suassuna 6

Ministro do Desenvolvimento Regional e prefeito entregam unidades de residencial em Jaboatão

Rogério Marinho e Anderson Ferreira comandaram cerimônia na manhã desta quinta-feira (17)

Rogério Marinho, Ministro do Desenvolvimento Regional; a autônoma Simone Nunes, uma das beneficiadas com a moradia e o Prefeito de Jaboatão Anderson FerreiraRogério Marinho, Ministro do Desenvolvimento Regional; a autônoma Simone Nunes, uma das beneficiadas com a moradia e o Prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira - Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

O prefeito Anderson Ferreira e o ministro do Desenvolvimento Nacional, Rogério Marinho, entregaram, na manhã desta quinta-feira (17), unidades do Residencial Fazenda Suassuna VI,  localizado no bairro da Muribequinha, em Jaboatão dos Guararapes. 

O habitacional é composto por sete empreendimentos, totalizando duas mil unidades, cada uma com 44 m² de área: dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. Trata-se de uma iniciativa do município em parceria com o Governo Federal.

"Essa parceria tem dado certo, nesse período de quatro anos e meio de gestão entregamos mais de duas mil moradias aqui em Jaboatão e, no próximo semestre, vamos ter mais entregas de habitacionais. A prefeitura tem feito seu papel de infraestrutura, de levantamento e cadastramento das famílias que vão ser contempladas e, com certeza, assim, nós diminuimos a desigualdade social da nossa cidade", afirmou Anderson Ferreira. 

Já o ministro disse ser uma oportunidade de prestação de contas. "Importante que a população tenha a possibilidade e a condição de ter um lar pra ter a sua habitação, sua dignidade, o seu direito à cidadania respeitado", explicou o titular da Integração Nacional.

Ainda nesta quinta (17), o ministro participa da entrega de mais 432 apartamentos no Residencial Sapucaia e Águazinha, em Olinda.

"Já estamos prontos pra receber o povo. O sentimento é bem parecido a esse de Jaboatão, podemos ver a felicidade nos olhos das pessoas. Acabei de ver uma pessoa chorando, que certamente sempre sonhou e talvez não acreditasse que esse dia fosse possível e agora se tornou realidade, então não tem preço pra isso", falou Professor Lupércio, Prefeito de Olinda, que também presente na entrega.

Maria Gabriela Ferreira da Silva, 39 anos, de uma hora pra outra se viu sem moradia. Moradora do antigo Conjunto Muribeca, ficou desamparada quando o imóvel teve de ser demolido.A entrega do novo lar veio em boa hora e trouxe uma nova perspectiva para sua vida. "Não pode perder a fé. Nessa pandemia, a situação estava muito difícil, mas eu nunca desisti".

Gratidão foi o mesmo sentimento da autônoma Simone Nunes, 48 anos, depois de dois anos esperando pela casa. "Eu senti muita emoção, quando eu peguei a chave e vi que ia deixar de pagar o aluguel foi um sonho", falou.

"Era muito difícil antes, pagava o aluguel hoje e amanhã já estava devendo o próximo", completou. Simone pretende se mudar com seu marido e filho o mais breve possível. "Representa uma conquista, uma vitória muito grande e uma esperança de futuro melhor. Eu nunca tive uma casa própria".

Entre os outros beneficiados com a casa própria, estão famílias que têm filhos com microcefalia, do Programa Coleta Seletiva, moradores do bairro da Muribeca e da comunidade de Aritana, pessoas que fizeram o cadastro na Prefeitura do Jaboatão, beneficiados com auxílio moradia.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter