Coronavírus

Incidência da Covid-19 no sistema prisional do Brasil salta 100% em 30 dias

Dados são de boletim do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Sistema prisionalSistema prisional - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A incidência da Covid-19 no sistema prisional do Brasil quase dobrou nos últimos 30 dias, segundo monitoramento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado na quarta-feira (22). De acordo com o balanço, os estabelecimentos prisionais brasileiros registraram um aumento de 99,3% nos casos da doença, contabilizando um total de 13.778 ocorrências.

O levantamento é o único em escala nacional que traz dados sobre contágios e óbitos também de servidores e sobre a situação da epidemia no sistema socioeducativo, que chegou a 2.356 casos nesta semana – crescimento de 80,2% ao longo do período.

Dados publicados esta semana pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) apontam que, no Estado, mais de mil pessoas privadas de liberdade já testaram positivo para o novo coronavírus. 

 

Até a terça-feira (21), o número de casos confirmados entre essa população era de 1.085, com seis mortes. Mais de 3.300 pessoas nessa condição foram submetidas à testagem após manifestarem sintomas de síndromes gripais, com 2.242 descartes e 22 resultados inconclusivos. Há ainda 97 exames em investigação. 

Quanto à realização de testagem, os dados do balanço nacional apontam um crescimento no número de exames desde o último levantamento: de 10.528 análises em pessoas presas para 18.607. No caso dos servidores, o número aumentou de 9.699 para 19.132.

Unidades do sistema socioeducativo também registraram crescimento na realização de exames sobre a Covid-19, embora num percentual menos expressivo – de 1.905 coletas para 2.758, no caso de socioeducandos; e de 4.791 para 6.541, entre trabalhadores desses estabelecimentos.

Contágios e óbitos
O boletim semanal sobre contaminações e óbitos por Covid-19 é publicado às quartas-feiras a partir de dados dos poderes públicos locais e ocorrências informadas ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen). 

O levantamento aponta 1.445 novos casos de coronavírus entre pessoas privadas de liberdade e 341 entre servidores na última semana, com aumento acentuado de registros especialmente entre presos nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No caso do sistema socioeducativo, somente nesta semana foram registrados 434 novos casos entre reeducandos e servidores. O monitoramento identifica um aumento destacado de ocorrências principalmente entre adolescentes privados de liberdade no estado de São Paulo.

Veja também

Restos de três mastodontes de mais de 11 mil anos são descobertos nos Andes peruanos
Descoberta

Restos de três mastodontes de mais de 11 mil anos são descobertos nos Andes peruanos

Trump ameaça processar Google por mostrar apenas "más notícias" sobre ele
ESTADOS UNIDOS

Trump ameaça processar Google por mostrar apenas "más notícias" sobre ele

Newsletter