Incidência da Covid-19 no sistema prisional do Brasil salta 100% em 30 dias
Dados são de boletim do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
A incidência da Covid-19 no sistema prisional do Brasil quase dobrou nos últimos 30 dias, segundo monitoramento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado na quarta-feira (22). De acordo com o balanço, os estabelecimentos prisionais brasileiros registraram um aumento de 99,3% nos casos da doença, contabilizando um total de 13.778 ocorrências.
O levantamento é o único em escala nacional que traz dados sobre contágios e óbitos também de servidores e sobre a situação da epidemia no sistema socioeducativo, que chegou a 2.356 casos nesta semana – crescimento de 80,2% ao longo do período.
Dados publicados esta semana pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) apontam que, no Estado, mais de mil pessoas privadas de liberdade já testaram positivo para o novo coronavírus.
Leia também
• Pernambuco tem mais de mil casos e seis mortes por Covid-19 entre privados de liberdade
• Secretários mantêm obrigatório uso de máscaras em presídios
• Sem visitas no sistema prisional, secretário de Direitos Humanos de PE pede compreensão às famílias
Até a terça-feira (21), o número de casos confirmados entre essa população era de 1.085, com seis mortes. Mais de 3.300 pessoas nessa condição foram submetidas à testagem após manifestarem sintomas de síndromes gripais, com 2.242 descartes e 22 resultados inconclusivos. Há ainda 97 exames em investigação.
Quanto à realização de testagem, os dados do balanço nacional apontam um crescimento no número de exames desde o último levantamento: de 10.528 análises em pessoas presas para 18.607. No caso dos servidores, o número aumentou de 9.699 para 19.132.
Unidades do sistema socioeducativo também registraram crescimento na realização de exames sobre a Covid-19, embora num percentual menos expressivo – de 1.905 coletas para 2.758, no caso de socioeducandos; e de 4.791 para 6.541, entre trabalhadores desses estabelecimentos.
Contágios e óbitos
O boletim semanal sobre contaminações e óbitos por Covid-19 é publicado às quartas-feiras a partir de dados dos poderes públicos locais e ocorrências informadas ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
O levantamento aponta 1.445 novos casos de coronavírus entre pessoas privadas de liberdade e 341 entre servidores na última semana, com aumento acentuado de registros especialmente entre presos nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
No caso do sistema socioeducativo, somente nesta semana foram registrados 434 novos casos entre reeducandos e servidores. O monitoramento identifica um aumento destacado de ocorrências principalmente entre adolescentes privados de liberdade no estado de São Paulo.