Logo Folha de Pernambuco

cabo de santo agostinho

Inclusão: Escola municipal no Cabo recebe sala para atendimento de estudantes com deficiência visual

O espaço foi entregue nesta terça-feira (29), e irá auxiliar cerca de 45 estudantes no desenvolvimento intelectual

Cabo recebe sala de referência em atendimento aos estudantes com deficiência visual Cabo recebe sala de referência em atendimento aos estudantes com deficiência visual  - Foto: Divulgação

A Escola Municipal Ariosto Nunes Martins, localizada no centro do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, recebeu, nesta terça-feira (29), a primeira sala de referência no atendimento aos estudantes com deficiência visual.

No ato da entrega, estavam presentes o prefeito da cidade, Keko do Armazém, e o secretário de Educação do município, Betinho Gomes

A sala, que irá auxiliar cerca de 45 alunos com cegueira e baixa visão, conta com três máquinas de escrever em braille, materiais pedagógicos adaptados, tapetes sensoriais, duas impressoras, jogos lúdicos e outros recursos, representando um avanço na política de inclusão social dos estudantes da rede municipal de ensino. 

“Esse é um espaço importantíssimo para garantir o aprendizado do aluno com deficiência. Nós sempre tivemos atentos às necessidades e, por essa razão, buscamos melhorar a qualidade do ensino e dos recursos oferecidos para esse público estudantil”, declarou o prefeito Keko.

Além disso, o prefeito citou que o ensino municipal também possui um espaço especializado para estudantes surdos, que funciona na Escola Dr. Cláudio Gueiros Leite.  

“Somos ainda devedores dessa população”, falou o secretário de Educação, referindo-se aos estudantes com algum tipo de deficiência. “No entanto, estamos dando passos significativos para ampliar o atendimento e a inclusão dentro das escolas”, concluiu.

O secretário destacou, ainda, os 37 núcleos de atendimento especializado para pessoas com deficiência nas escolas municipais. 

A sala para estudantes com deficiências visuais terá atendimento por meio de agendamento. Os professores que trabalham com crianças e adolescentes com deficiência visual também podem solicitar materiais pedagógicos para o trabalho em aula.

Dos 32 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino do Cabo, 1.080 são crianças e adolescentes portadores de deficiência. Para esses casos, a prefeitura disponibiliza 67 auxiliares de apoio, com expectativa de mais contratações para ampliar o suporte pedagógico em sala de aula. 
 

Veja também

Newsletter