Logo Folha de Pernambuco

CANTATA NATALINA

Inclusão: projeto social promove cantata natalina com crianças atípicas no Rio Mar

Celebração acontece no dia 30 de novembro, a partir das 17h

Cantata natalinaCantata natalina - Foto: Divulgação

A praça de alimentação do Shopping Rio Mar, na cidade do Recife, será palco de uma cantata inclusiva no dia 30 de novembro (sábado), a partir das 17h. O evento, que é gratuito, reunirá crianças atípicas da Clínica Nuno Desenvolvimento e do Coral Divina Música, totalizando mais de 50 participantes. 

O repertório contará com canções tradicionais de Natal, como "Vem, que está chegando o Natal", "Noite feliz, noite feliz!" e "Bate o sino pequenino, sino de Belém!", interpretadas por crianças atípicas e seus pais.

A cantata faz parte do projeto "Inclusão é Vida", idealizado pela psicopedagoga Cinthia Cardoso, diretora da Clínica Nuno Desenvolvimento. O projeto visa garantir o acesso inclusivo de famílias atípicas a eventos, proporcionando suporte necessário para criar um ambiente acolhedor. 

Cinthia, mãe de Nuno, de 15 anos, que tem autismo, ressalta a importância da iniciativa. “O Inclusão é Vida, proporciona esse momento, levando todo o apoio necessário, promovendo diversão e interação entre as pessoas que apresentam essa condição na sociedade”, destacou.

O principal objetivo da cantata é promover a socialização das crianças neurodivergentes e suas famílias. Cinthia Cardoso destaca a importância da participação dessas crianças em eventos festivos, onde podem se sentir valorizadas e acolhidas.

“É importante que os neurodivergentes percebam que a participação deles é valiosa, grandiosa. É uma data festiva. É um momento em que eles se doam e esperam também doação de amor, de carinho”, explica a psicopedagoga.

“Como em todas as situações dos neuroatípicos, a gente trabalha com a previsibilidade e o suporte. Há crianças que vão cantar, mas vão cantar com o abafador, mas vão participar. E tem criança que pode surpreender a gente. A criança está num suporte mais grave e de repente se vê tão envolvida com aquilo e participa sem nenhum problema. Há aquelas que nem falam, mas soltam a voz para cantar.  O Natal é mágico e contagia todo mundo. Eles se veem envolvidos com a música, com os amiguinhos. Eles podem até não cantar, mas têm a oportunidade de se comunicar no grupo. Os pais participam juntos da cantata e estão presentes nos ensaios. É um momento em que a sociedade vê a importância da inclusão, não só do paciente, mas de toda a família neuroatípica", finaliza.

Serviço:

Natal inclusivo

Data: 30/11/2024
Horário: 17h
Local: Palco montado na Praça de Alimentação do Shopping Rio Mar – Recife
Entrada: gratuita. 

 

Veja também

Compaz Leda Alves recebe projeto que prepara mulheres para o concurso de Rainha do Carnaval
PREPARAÇÃO

Compaz Leda Alves recebe projeto que prepara mulheres para o concurso de Rainha do Carnaval

Compesa inicia obra de esgotamento sanitário em bairros da Zona Sul do Recife nesta quarta (20)
OBRAS

Compesa inicia obra de esgotamento sanitário em bairros da Zona Sul do Recife nesta quarta (20)

Newsletter