Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Índia bate novo recorde de mortes por Covid-19 após revisão em estado acusado de subnotificação

Segundo as autoridades de saúde, o país registrou 6.148 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

Parentes carregam o corpo de uma vítima que morreu por Covid-19 em um local de cremação em Nova DelhiParentes carregam o corpo de uma vítima que morreu por Covid-19 em um local de cremação em Nova Delhi - Foto: Sajjad Hussain/AFP

 A Índia registrou nesta quinta-feira (10) mais de 6.000 mortes por coronavírus, estabelecendo um novo recorde de óbitos diários. O aumento atípico no número de vítimas, entretanto, é resultado de uma revisão nos dados da pandemia no estado de Bihar, no nordeste do país.

Segundo as autoridades de saúde, o país registrou 6.148 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Na quarta-feira (9), foram 2.219. A análise dos números em Bihar fez com o que o estado acrescentasse mais 4.000 mortes que não haviam sido notificadas, elevando o total no estado para 9.500 óbitos.

 



A auditoria obedeceu a uma ordem judicial após acusações de que o governo estadual estava ocultando a magnitude da crise. Especialistas suspeitam que outros governos também tenham manipulado seus dados, e congressistas da oposição ao premiê Narendra Modi já pressionam por revisões em estados maiores, como Uttar Pradesh, Madhya Pradesh e Gujarat.

As suspeitas de subnotificação vão além das denúncias de manipulação deliberada. Principalmente em áreas rurais da Índia, muitas famílias enterram mortos pela Covid-19 de forma improvisada, de modo que os óbitos não entram nas estatísticas oficiais.

Até esta quinta, a Índia registrou mais de 29,1 milhões de casos e 355 mil mortes por coronavírus, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

 

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Newsletter