Logo Folha de Pernambuco

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Índia fortalece laços com Ucrânia, mantendo proximidade da Rússia

O encontro chama a atenção porque a Índia e a Rússia foram fortes aliados no contexto da Guerra Fria

Dmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores da UcrâniaDmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia - Foto: VALERIA MONGELLIAFP

O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, e seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, reuniram-se em Nova Delhi nesta sexta-feira (29), para fortalecerem laços bilaterais e conversarem sobre o conflito entre a Rússia e Ucrânia. O encontro chama a atenção porque a Índia e a Rússia foram fortes aliados no contexto da Guerra Fria.

"Nossas conversas foram focadas no conflito em curso entre Ucrânia e Rússia e nas ramificações mais amplas. Trocamos pontos de vista sobre diversas iniciativas neste contexto", afirmou Jaishankar em publicação no X (antigo Twitter). Ele acrescentou que ambos reiteraram o compromisso de fortalecer uma cooperação bilateral.

Kuleba, por sua vez, afirmou no X que ambos estão "ansiosos para restaurar o que existia antes do início da invasão em grande escala da Rússia na Ucrânia", mencionando interesse dos países no desenvolvimento global e na arquitetura de segurança.

O ministro da Ucrânia afirmou à mídia indiana na quinta-feira (28), que gostaria de discutir uma fórmula de paz enquanto estivesse em Nova Delhi, a fim de encorajar a Índia a desempenhar um papel maior no fim da guerra com a Rússia.

A visita de Kuleba ocorre uma semana depois de o primeiro-ministro Narendra Modi ter conversado com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, e com o presidente russo, Vladmir Putin. A Índia tem evitado criticar a Rússia no que diz respeito à guerra com a Ucrânia, reforçando a necessidade de diplomacia e diálogo para encerrar o conflito e manifestando sua vontade de contribuir para a paz na região.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter