Logo Folha de Pernambuco

Monkeypox

Índia informa seu primeiro caso de varíola do macaco

O governo indiano enviou uma equipe multidisciplinar ao estado de Kerala, no sul do país

Partículas de vírus da varíola dos macacosPartículas de vírus da varíola dos macacos - Foto: NIAID

A Índia relatou seu primeiro caso de varíola do macaco após detectar a infecção de um homem de 35 anos que desenvolveu sintomas depois de viajar para o Oriente Médio, disseram autoridades. 

O governo federal enviou uma equipe multidisciplinar ao estado de Kerala, no sul do país, onde o paciente está, de acordo com um comunicado oficial. 

O homem chegou a Kerala vindo dos Emirados Árabes Unidos e está em condição estável e isolado em um hospital, disse a ministra da Saúde de Kerala, Veena George, à imprensa na quinta-feira.

Os contatos do paciente foram isolados e os passageiros que viajaram com o paciente no avião foram orientados a ficarem atentos ao possível aparecimento de sintomas.
 

A varíola do macaco é uma doença infecciosa que geralmente é causada por um vírus que passa para os seres humanos através de um animal infectado. Mas no surto atual a principal via de propagação é entre pessoas. 

Desde o início de maio, houve uma aceleração na detecção de casos fora da África Central e Ocidental, onde esta doença é endêmica. Até agora, casos confirmados fora de áreas endêmicas apresentam sintomas leves e nenhuma morte foi relatada.

Veja também

Uruguai vota em segundo turno que pode levar à esquerda de volta ao poder
eleição

Uruguai vota em segundo turno que pode levar à esquerda de volta ao poder

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível
Guerra no oriente médio

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível

Newsletter