Logo Folha de Pernambuco

índia

Índia lança seu primeiro foguete espacial desenvolvido por uma empresa privada

O país asiático intensificou seu programa espacial nos últimos anos

Imagem do lançamento do foguete Vikram-SImagem do lançamento do foguete Vikram-S - Foto: ISRO / AFP

A Índia lançou com sucesso seu primeiro foguete desenvolvido por uma empresa privada nesta sexta-feira (18), um marco importante para o país, que busca se tornar uma grande potência espacial.

O foguete Vikram-S foi lançado antes das 12h00 (04h00 em Brasília), de acordo com imagens da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO). Seis minutos depois, caiu com segurança no mar, disse a agência.

"Este é um novo começo... para o projeto espacial indiano", disse o ministro da Ciência, Jitendra Singh, após o lançamento, diante de técnicos entusiasmados no centro de lançamento da ISRO na ilha de Sriharikota, na Índia, no estado de Andhra Pradesh, no sul.

O foguete foi desenvolvido pela startup indiana Skyroot Aerospace.

Foi construído com "estruturas de carbono composto e componentes impressos em 3D", disse o governo em um comunicado.

A Índia intensificou seu programa espacial nos últimos anos e planeja uma missão tripulada com o apoio da Rússia e da França até 2023 ou 2024.

Em 2019, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi saudou a entrada da Índia no clube das "superpotências espaciais" depois de derrubar um satélite de órbita baixa da Terra com um míssil.

O gigante asiático se esforça para aumentar sua participação no mercado espacial comercial global, que atualmente é de 2%.

Em outubro, o foguete mais pesado da ISRO lançou com sucesso 36 satélites de banda larga em órbita baixa.

De acordo com especialistas, a Índia consegue manter os custos baixos reproduzindo e adaptando a tecnologia espacial existente para seus próprios objetivos, entre outras coisas graças ao seu grande número de engenheiros altamente qualificados que cobram muito menos do que seus colegas estrangeiros.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter