Logo Folha de Pernambuco

Vida Plena

Indicada para quem tem diabetes, dieta low carb é limpa e rica em nutrientes

Como o próprio nome sugere, é uma dieta com redução de carboidratos, mas também se preocupa com a qualidade desse elemento

Dieta low carb é indicada para quem tem diabetesDieta low carb é indicada para quem tem diabetes - Foto: Cats Coming/Pexels

Início de ano é período de recomeçar. Dentro dos novos planos, costuma estar presente o objetivo de se tornar mais saudável e cultivar bons hábitos alimentares. Já conhecida, a dieta low carb pode ser uma opção, mas, assim como qualquer outra dieta, ela precisa ser recomendada por um profissional da nutrição.

[VÍDEO] Saiba o que deve ser evitado, conheça as contraindicações e entenda os efeitos que a dieta low carb provoca no organismo. 

 

 

De acordo com o nutricionista funcional Carlos Eduardo Paiva, a low carb é, como o próprio nome sugere, uma dieta com redução de carboidratos, mas também se preocupa com a qualidade desse elemento. "A base da dieta é administração correta dos carboidratos, porque nem todo ele é ruim. Então não é uma simples redução", explica Paiva.

[PODCAST] O nutricionista Wal Paes detalha os benefícios e explica o que é a dieta low carb, baseada na administração correta de carboidratos

 
Em geral, esse tipo de dieta reduz ou elimina os farináceos, pães, macarrão, além dos alimentos industrializados e refrigerantes. Em contrapartida, passam a fazer parte das refeições as frutas, os legumes, as verduras e os grãos integrais. "É uma dieta limpa e rica em nutrientes", classifica o especialista.


 
Indicada especialmente para pacientes que tenham síndrome metabólica, ela é uma alternativa eficaz para quem tem diabetes do tipo 2. "Ela é muito boa para pacientes que tenham resistência à insulina e também para quem deseja perder peso, mas tem dificuldade em dietas com uma quantidade maior de carboidrato", complementou o nutricionista. Dentre os benefícios da low carb, estão a redução da gordura corporal, a melhora dos níveis de açúcar do sangue, além da redução dos riscos de doenças cardíacas.

Acompanhamento e contraindicação
 
Mas é preciso ter cautela na hora de iniciar a dieta. "As pessoas precisam entender que o que funciona para uns pode não funcionar para outros. Na verdade, o que funciona para uns não vai funcionar para os outros. Nossos corpos são diferentes, assim como as nossas necessidades. E é justamente por isso que as dietas são individuais", detalhou o especialista.

O nutricionista Carlos Eduardo Paiva orienta que a dieta seja feita sob o controle de um especialista
O nutricionista Carlos Eduardo Paiva orienta que a dieta seja feita sob o controle de um especialista | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

 
É na avaliação do paciente que vai ser definido o que deve ser feito. "Mesmo que duas pessoas recebam uma dieta low carb, essas pessoas terão dietas diferentes, porque as quantidades serão diferentes", pontuou Carlos Eduardo.
 
A low carb, ainda conforme Paiva, não costuma ser uma alternativa interessante para atletas de alta performance, como jogadores de futebol e praticantes de endurance, porque pode gerar uma queda de rendimento no início da dieta. "Ela só é receitada caso o atleta tenha alguma patologia associada, mas não costumo trabalhar com ela nesses casos, porque a queda de rendimento, ainda que momentânea, não é interessante para esse grupo de pessoas", finalizou o nutricionista.

low carbEscreva a legenda aqui

#vidaplenajaymedafonte

 

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter