Indicada para quem tem diabetes, dieta low carb é limpa e rica em nutrientes
Como o próprio nome sugere, é uma dieta com redução de carboidratos, mas também se preocupa com a qualidade desse elemento
Início de ano é período de recomeçar. Dentro dos novos planos, costuma estar presente o objetivo de se tornar mais saudável e cultivar bons hábitos alimentares. Já conhecida, a dieta low carb pode ser uma opção, mas, assim como qualquer outra dieta, ela precisa ser recomendada por um profissional da nutrição.
[VÍDEO] Saiba o que deve ser evitado, conheça as contraindicações e entenda os efeitos que a dieta low carb provoca no organismo.
De acordo com o nutricionista funcional Carlos Eduardo Paiva, a low carb é, como o próprio nome sugere, uma dieta com redução de carboidratos, mas também se preocupa com a qualidade desse elemento. "A base da dieta é administração correta dos carboidratos, porque nem todo ele é ruim. Então não é uma simples redução", explica Paiva.
[PODCAST] O nutricionista Wal Paes detalha os benefícios e explica o que é a dieta low carb, baseada na administração correta de carboidratos
Em geral, esse tipo de dieta reduz ou elimina os farináceos, pães, macarrão, além dos alimentos industrializados e refrigerantes. Em contrapartida, passam a fazer parte das refeições as frutas, os legumes, as verduras e os grãos integrais. "É uma dieta limpa e rica em nutrientes", classifica o especialista.
Leia também
• Chegada do verão aumenta necessidade de hidratação
• Autorresponsabilidade: a virada de chave necessária para alcançar os objetivos
• Suor é normal, mas atenção ao excesso; saiba como se livrar da hiperidrose
Indicada especialmente para pacientes que tenham síndrome metabólica, ela é uma alternativa eficaz para quem tem diabetes do tipo 2. "Ela é muito boa para pacientes que tenham resistência à insulina e também para quem deseja perder peso, mas tem dificuldade em dietas com uma quantidade maior de carboidrato", complementou o nutricionista. Dentre os benefícios da low carb, estão a redução da gordura corporal, a melhora dos níveis de açúcar do sangue, além da redução dos riscos de doenças cardíacas.
Acompanhamento e contraindicação
Mas é preciso ter cautela na hora de iniciar a dieta. "As pessoas precisam entender que o que funciona para uns pode não funcionar para outros. Na verdade, o que funciona para uns não vai funcionar para os outros. Nossos corpos são diferentes, assim como as nossas necessidades. E é justamente por isso que as dietas são individuais", detalhou o especialista.
É na avaliação do paciente que vai ser definido o que deve ser feito. "Mesmo que duas pessoas recebam uma dieta low carb, essas pessoas terão dietas diferentes, porque as quantidades serão diferentes", pontuou Carlos Eduardo.
A low carb, ainda conforme Paiva, não costuma ser uma alternativa interessante para atletas de alta performance, como jogadores de futebol e praticantes de endurance, porque pode gerar uma queda de rendimento no início da dieta. "Ela só é receitada caso o atleta tenha alguma patologia associada, mas não costumo trabalhar com ela nesses casos, porque a queda de rendimento, ainda que momentânea, não é interessante para esse grupo de pessoas", finalizou o nutricionista.
#vidaplenajaymedafonte