Logo Folha de Pernambuco

EUA

Inflação anual acumulada nos EUA se estabiliza em 2,6% em dezembro

Na medição mensal, a inflação registrou leve alta de 0,2% em dezembro de 2023

DólarDólar - Foto: Freepik

A inflação acumulada em 12 meses manteve-se estável nos Estados Unidos, em 2,6%, de acordo com o índice PCE divulgado nesta sexta-feira (26) pelo Departamento de Comércio, o dado mais seguido pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano).

Na medição mensal, porém, a inflação registrou leve alta de 0,2% em dezembro passado, em comparação com o mês anterior, após os preços terem caído 0,1% entre outubro e novembro.

Os dados estão em linha com o esperado pelos analistas, conforme consenso reunido pelo meio especializado Briefing.com.

Dias antes da reunião de política monetária do Fed na próxima semana, o índice mostrou uma inflação subjacente - que exclui os preços voláteis de alimentos e energia - que continua se moderando, em 2,9% nos 12 meses até dezembro.

"Os dados de inflação apoiam uma mudança na composição da política (monetária) do FOMC este ano", disse a economista-chefe da High Frequency Economics, Rubeela Farooqi, em uma nota aos clientes.

O FOMC manteve as taxas de juros altas na tentativa de conter a inflação. Taxas elevadas encarecem o crédito, desestimulando o consumo e o investimento, o que modera as pressões sobre os preços.

O momento "exato" para um corte nas taxas "dependerá dos dados futuros, do mercado de trabalho, da inflação e do crescimento" da economia, acrescentou Farooqi.

Corretores de futuros atribuem uma probabilidade de 97% de que o Fed mantenha as taxas inalteradas em sua reunião de terça e quarta-feiras da semana que vem, de acordo com o CME Group.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter