Logo Folha de Pernambuco

Juros

Inflação em 12 meses nos EUA cai para 4,9% em abril, aponta índice IPC

Em um mês, a inflação voltou a acelerar, atingindo 0,4%, contra 0,1% em março

Os números de inflação são divulgados pouco depois de o Federal Reserve anunciar seu 10º aumento consecutivo da taxa de juros com o objetivo de combater o aumento dos preços neste mês.Os números de inflação são divulgados pouco depois de o Federal Reserve anunciar seu 10º aumento consecutivo da taxa de juros com o objetivo de combater o aumento dos preços neste mês. - Foto: Freepik

A inflação em 12 meses desacelerou em abril nos Estados Unidos para 4,9%, o menor nível desde abril de 2021, conforme dados divulgados elo Departamento do Trabalho nesta quarta-feira (10).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), pelo qual as aposentadorias são indexadas, ficou ligeiramente abaixo de 5,0% nos 12 meses encerrados em março.

Em um mês, a inflação voltou a acelerar, atingindo 0,4%, contra 0,1% em março, detalhou o Departamento do Trabalho em nota.

Os analistas esperavam 5,0% e 0,4%, respectivamente, de acordo com a média das previsões registradas pela MarketWatch.

Ainda alta

"O índice do setor de habitação foi o que mais contribuiu para o aumento mensal de todos os itens, seguido do aumento no índice de automóveis e caminhões usados e da gasolina", explicou o órgão.

Embora este novo valor mostre um passo na direção certa para as autoridades econômicas e marque o menor aumento anual em quase dois anos, mantém-se muito acima dos níveis anteriores à pandemia de covid-19.

Excluindo-se os segmentos voláteis como alimentos e energia, a inflação aumentou 0,4% mensal em abril, assim como registrada em março.

Apesar de os preços mais altos da gasolina impulsionarem os índices do IPC, o economista-chefe da consultoria Pantheon Macroeconomics, Ian Shepherdson, espera que isto se reverta em maio.

Governo satisfeito

Os analistas acompanham de perto os números da inflação, um índice-chave, enquanto o Federal Reserve (Fed, Banco Central americano) avalia se deve aumentar ainda mais as taxas de juros e por quanto tempo manter sua política restritiva.

A notícia foi destacada pelo governo do democrata Joe Biden.

"Considerando o relatório de hoje, a inflação anual caiu 45% desde o verão passado", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em um comunicado.

"A taxa de inflação anual caiu 10 meses seguidos em um momento em que nossa economia e mercado de trabalho estão fortes, com a taxa de desemprego em seu nível mais baixo em mais de 50 anos", afirmou.

"Longo caminho"

O economista Oren Klachkin da Oxford Economics ressaltou, contudo, que será um "longo caminho" voltar à meta de inflação de 2% estabelecida pelo Fed.

"Esperamos receber notícias mais animadoras sobre a inflação, à medida que a economia for esfriando, embora não tenhamos atingido a meta de inflação de 2% do Fed há algum tempo", acrescentou, em uma nota.

Os números de inflação são divulgados pouco depois de o Federal Reserve anunciar seu 10º aumento consecutivo da taxa de juros com o objetivo de combater o aumento dos preços neste mês, ao mesmo tempo em que mostra que dependerá de dados para decisões futuras.

Mais de um ano depois de o Fed iniciar sua campanha de aumentos de taxas, a inflação se manteve, no entanto, obstinadamente alta. Em comparação com o ano passado, o índice correspondente ao item alimentação ainda está 7,7% maior, embora o índice de energia tenha caído 5,1%, ainda segundo o Departamento do Trabalho.

Veja também

Reações às ordens de prisão do TPI contra Netanyahu, Gallant e Deif
justiça

Reações às ordens de prisão do TPI contra Netanyahu, Gallant e Deif

ELN mata quatro soldados na Colômbia em seu primeiro ataque após retomada das negociações
guerrilha

ELN mata quatro soldados na Colômbia em seu primeiro ataque após retomada das negociações

Newsletter