Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Inflação na Venezuela superou os 300% em 2022, segundo dados não oficiais

De acordo com a ONG Cedice, setor de alimentos foi um dos mais afetados pela alta de preços de até 332,43%

Inflação venezuelana supera os 300% em 2022, segundo dados não oficiais Inflação venezuelana supera os 300% em 2022, segundo dados não oficiais  - Foto: AFP

A inflação na Venezuela ultrapassou 300% em 2022, de acordo com estimativas divulgadas nesta quinta-feira (5) pela ONG Centro de Difusão do Conhecimento Econômico (Cedice). Os dados apontam que o setor de alimentos foi o mais afetado, com altas de preços registrando altas de até 332,43%.

A Cedice também informou um aumento de 27,01% no custo de vida em dólares no ano passado, devido ao fato de a inflação ter sido maior que a depreciação da moeda local, o bolívar, em relação à dos EUA.

O dólar domina as ruas venezuelanas desde 2019, depois que o governo do presidente Nicolás Maduro flexibilizou um controle de câmbio que proibiu sua livre circulação durante 15 anos.

O Observatório Venezuelano de Finanças (OVF), centro de pesquisas vinculado à oposição, também anunciou sua estimativa de inflação acumulada em 2022: 305,7%.

Depois de um longo período de hiperinflação, o país caribenho tem vivido uma desaceleração no ritmo da alta de preços. No entanto, ainda tem uma das maiores inflações do mundo.
 

De acordo com o Banco Central venezuelano (BCV), a inflação de 2021 foi de 686,4%. No último informe oficial, a inflação acumulada entre janeiro e outubro de 2022 chegou a 119,4%.

Após seis anos de uma contração sem precedentes e uma estabilização em 2021, ainda que no fundo do poço, a economia venezuelana cresceu no ano passado. O Banco Central da Venezuela anunciou que o Produto Interno Bruto (PIB) em 2022 deve ter fechado com um crescimento de 18,7%, "o maior da América Latina por quatro semestres consecutivos".

Veja também

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos
Suspeitas

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe
fraude

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe

Newsletter