Logo Folha de Pernambuco

Chuvas em Pernambuco

Inmet alerta para chuvas intensas até a manhã de quinta-feira (4) na RMR e Mata de Pernambuco

Alerta é válido até as 10h de quinta-feira; Defesa Civil Nacional avisa sobre risco de deslizamentos em áreas de risco

Chuvas em OlindaChuvas em Olinda - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Em comunicado divulgado na tarde desta quarta-feira (3), a Defesa Civil Nacional informou que espera chuvas intensas em Pernambuco até a manhã de quinta-feira (4) e alerta para eventuais deslizamentos e alagamentos em áreas de risco

Os dados foram levantados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e valem para Pernambuco e Alagoas, especialmente na região litorânea dos dois estados. O alerta permanece até 10h de quinta-feira.

Mais cedo, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), anunciou previsão de redução das chuvas para quinta e sexta-feira (5). Na quinta, as precipitações devem ser entre fraca e moderada.

De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas no Litoral dos dois estados podem ser superiores a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. "Com isso, há risco elevado de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios", ressalta a Defesa Civil Nacional.

Com a previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa e já comunicou às defesas civis estaduais do risco.

“Quem mora em região com risco de inundação, precisa ficar atento a qualquer sinal de avanço da água, inclusive, dos rios. Já quem mora em locais com risco de deslizamentos, precisa verificar o aparecimento de trincas nas paredes e tomar cuidado com qualquer movimentação do terreno. Diante de qualquer indício é preciso sair da residência imediatamente e procurar um local seguro”, observou o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr.

Risco geológico
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) classifica como "alta" a possibilidade de ocorrências de movimentos de massa na Região Metropolitana do Recife e litoral de Alagoas, especialmente, Maceió, na quinta-feira. 

"Os acumulados já registrados de mais de 170 mm/48hs em Alagoas e de até 110 mm/48 hs na Região Metropolitana do Recife, associados à previsão de chuva podem deflagrar novos deslizamentos nas áreas suscetíveis", informou o Cemaden.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter