CAPACITAÇÃO

Inscrições abertas para a terceira edição do programa Meu Diploma do Ensino Médio

Edição de 2024 conta com expansão de vagas para donos e funcionários de estabelecimentos parceiros do iFood e familiares de entregadores

Sala de aulaSala de aula - Foto: Arquivo/Agência Brasil

A terceira edição do programa Meu Diploma do Ensino Médio, que é online, está com inscrições abertas e traz uma série de novidades. Além de contemplar entregadores, as bolsas de estudo, que são 100% gratuitas para o curso preparatório ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), passam a ser oferecidas também aos familiares dos profissionais de delivery, donos e funcionários dos estabelecimentos cadastrados na plataforma do aplicativo de entregas iFood. 

As inscrições podem ser realizadas através da plataforma do app para entregadores e comunicações oficiais para restaurantes. Ao todo, estão disponíveis 60 mil vagas no País. 

Outra novidade do programa para 2024 é a disponibilidade do AprendiZAP Encceja, ferramenta desenvolvida pela Fundação 1Bi e 100% gratuita de complemento escolar por WhatsApp. A ferramenta de suporte traz conteúdos de auxílio na aprendizagem e simulado da prova do Encceja, com tutoria por meio de inteligência artificial. Além do apoio para o aprendizado, a ferramenta também ajuda na parte operacional do programa, como lembrar as datas de inscrição e da prova Encceja.

Parceria entre plataformas
O Meu Diploma do Ensino Médio é realizado através de uma parceria entre o iFood com o Termine Seus Estudos, empresa especializada no curso preparatório para o Encceja, que oferece aos entregadores conteúdo de qualidade, tutoria humanizada e a construção de uma comunidade virtual para motivar o engajamento. O exame, aplicado pelo Governo Federal, é realizado presencialmente, e a aprovação garante a emissão do certificado de conclusão pelas Secretarias de Educação e Institutos Federais, em conformidade com o Inep.

As novidades do programa foram anunciadas durante a cerimônia de formatura de entregadores do iFood no Ensino Médio realizada esta semana. Na segunda edição do programa, 5.264 parceiros conseguiram aprovação no Encceja – crescimento de 500% em relação ao ano anterior. Mais  de 14 mil entregadores e entregadoras de todo o país participaram do Meu Diploma em 2023, o que representou 2,3% de todos os inscritos no Encceja de 2023.  Foram à prova 8.300. Para a terceira edição do programa, que será realizada ao longo de 2024, a empresa já registra cerca de 8.500  interessados. 

“A educação tem o poder de mudar a sociedade, criar oportunidades e construir um futuro melhor para todos. Terminar o ensino médio abre possibilidades novas aos entregadores e também traz o sentimento de dignidade e de orgulho. Queremos que todos os entregadores que não têm o ensino médio vejam que ainda há chance de recomeço. A partir da ampliação do programa para empreendedores e funcionários dos estabelecimentos, esperamos contribuir com a redução das desigualdades e jornada de aprendizado dessas pessoas”, afirma Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood.

Continuidade nos estudos
Atualmente, 138 entregadores que se formaram pelo Meu Diploma do Ensino Médio em 2022 já estão na faculdade utilizando o apoio de acesso a até 80% de bolsa para cursos superiores pela Faculdade das Américas (FAM), com opções de cursos presenciais e por ensino à distância (EAD). É o caso da entregadora Kerolainy Lourenço da Silva, de 27 anos, que participou da edição anterior do programa. 

“Participar do programa foi muito importante para abrir minha mente. Já fazia mais de 10 anos que não estudava e o curso deu um up no meu conhecimento, além de ter me ajudado na execução da prova. Me senti capaz de voltar a estudar e a equipe me incentivou bastante. Fiz o curso, passei na prova e acabei ganhando uma bolsa para fazer faculdade”, disse Kerolainy, que cursa gastronomia..

 

Além do apoio de acesso a até 80% de bolsa para cursos superiores, os estudantes também podem ingressar em um dos cursos profissionalizantes de tecnologia para atuarem na área de programação e análise de dados por meio do programa Potência Tech. Plataforma de capacitação para apoiar a formação de profissionais na área de tecnologia com cursos e bolsas de estudo na área.

 

 

Veja também

Habeas corpus de Deolane Bezerra não foi julgado; ela continua presa
Justiça

Habeas corpus de Deolane Bezerra não foi julgado; ela continua presa

Argentina rejeita "decisão unilateral" da Venezuela sobre sua embaixada em Caracas
Venezuela

Argentina rejeita "decisão unilateral" da Venezuela sobre sua embaixada em Caracas

Newsletter