Logo Folha de Pernambuco

Segurança

Insegurança e violência marcam domingo de prévias no Sítio Histórico de Olinda

Vídeos e relatos sobre brigas generalizadas e arrastões circularam nas redes sociais

Brigas generalizadas aumentam insegurança das prévias no Sítio Histórico de OlindaBrigas generalizadas aumentam insegurança das prévias no Sítio Histórico de Olinda - Foto: Reprodução

Não é de hoje que as prévias de Carnaval do Sítio Histórico de Olinda ficam marcadas pela violência e insegurança. No último domingo (08), relatos e vídeos de arrastões viralizaram nas redes sociais. As imagens mostram brigas generalizadas na Praça João Alfredo, que é rota para troças e agremiações que desfilam aos fins de semana.

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que militares da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur) realizaram o policiamento ostensivo na Praça João Alfredo, local em que houve uma briga generalizada.

"Em determinado momento da noite, pessoas presentes em um estabelecimento comercial se desentenderam e iniciaram uma briga, ao tentarem intervir os policiais foram atingidos com pedras e garrafas de vidro, momento em que solicitaram apoio policial. A briga foi contida.A segurança na área é realizada através do policiamento motorizado, assim como o policiamento ostensivo na modalidade a pé, além de contar com o apoio das unidades especializadas", cita o texto.

O que diz a Prefeitura de Olinda
Tomando conhecimento do ocorrido, a Prefeitura de Olinda informou que, embora esses casos sejam de responsabilidade do governo estadual, o município, através da Secretaria de Segurança Cidadã, tem atuado em parceria e diálogo, executando ações complementares. O trabalho promove o monitoramento, por meio da Guarda Municipal, com início desde as prévias de blocos e seguindo até toda a cobertura do período carnavalesco.

Em parceria com a Ciatur, a prefeitura garantiu um reforço no policiamento ostensivo, motorizado e a pé. O objetivo é que aconteçam reuniões semanais a fim de avaliar os eventos e as necessidades de ajustar as estratégias que visem garantir a segurança da realização dos ensaios e cortejos de agremiações aos fins de semana.

Também por nota, a Prefeitura de Olinda informou que realizou, recentemente, um encontro com representantes dos transfers e condutores naturais (guias turísticos), promovendo a troca de informações sobre o calendário de cruzeiros e excursões, que contam em seu destino o Sítio Histórico da cidade. 

"A finalidade é de que o planejamento da segurança esteja integrado, com a participação de todas as forças operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS) e da Prefeitura", diz o documento.

Plano de segurança
Para garantir a segurança da população, já existe um plano de segurança para o período carnavalesco, que já está implantado e sendo seguido. Nesse plano estão incluídos uma Base Comunitária Móvel, no Alto da Sé; um Posto de Atendimento ao Turista; uma viatura com patrulhamento preventivo 24h, também no Alto da Sé; e uma viatura extra da Guarda, que permanece em Ponto Base Fixo (PBF), na Ladeira da Misericórdia e com Beco do Bajado, nos dias em que há atracação e desembarque de turistas provenientes de cruzeiros.

As medidas, que servem para coibir práticas delituosas além de garantir o bem-estar de moradores e visitantes, recebe uma atenção maior nos locais que costumam receber mais visitantes.

Veja também

Maduro ''se autocoroa ditador'', diz González
VENEZUELA

Maduro ''se autocoroa ditador'', diz González

Zelensky diz que conversou com Biden e agradeceu por ''firme apoio''
UCRÂNIA

Zelensky diz que conversou com Biden e agradeceu por ''firme apoio''

Newsletter