Logo Folha de Pernambuco

Educação

Instituições de ensino superior aumentam oferta de bolsas de estudo e financiamento

Faculdades estão oferecendo bolsas entre 100 e 80% para os melhores colocados no vestibular, considerando todos os cursos

Crise econômica impulsionada pela pandemia é o principal motivo do aumento nas ofertasCrise econômica impulsionada pela pandemia é o principal motivo do aumento nas ofertas - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com a crise econômica impulsionada pela pandemia, as instituições de ensino superior privadas estão aumentando a oferta de bolsas de estudo e de sistemas de financiamento próprios para atrair ingressantes para o segundo semestre de 2021.

"Já existia esse movimento em função [da retração] do Fies e do Prouni, e agora ele cresceu ainda mais devido ao desemprego e à perda de renda das famílias", diz Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do país.

A Faap (Faculdade Armando Alvares Penteado) vai conceder uma bolsa de estudo de 100% da mensalidade ao primeiro colocado na classificação geral do vestibular, considerando todos os cursos.

Também vai oferecer desconto de 80% aos aprovados no primeiro lugar de cada uma das cinco áreas –administração, artes plásticas, comunicação, economia e direito. O benefício é válido para o curso completo, incluindo matrícula e rematrículas.

O Instituto Mauá de Tecnologia, que terá pela primeira vez vestibular de inverno, disponibiliza cinco bolsas integrais: três para os estudantes com melhor desempenho na prova online e duas para os candidatos mais bem classificados no processo seletivo pelo Enem.

A instituição também premia o melhor aluno de cada série com uma bolsa de 100% e, em parceria com a Prefeitura de São Caetano do Sul, dá descontos na mensalidade a estudantes que moram na cidade, na Grande São Paulo. A faculdade conta ainda com um sistema de financiamento estudantil para alunos de graduação com fundo e administração próprios.

O Ibmec-SP oferece descontos de acordo com a classificação do candidato aprovado: 80% para o primeiro colocado no ranking geral; 60% para o segundo, o terceiro e o quarto; e 40% para aqueles que ficarem entre a quinta e a décima posição.

Na FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas) são concedidas bolsas aos quatro candidatos com melhor desempenho no vestibular –respectivamente, de 100%, 50%, 30% e 20%.

Além disso, a instituição oferece, a alunos com necessidade socioeconômica comprovada, a possibilidade de financiar de 20% a 100% do valor da mensalidade e outros benefícios, como auxílio para alimentação, moradia, transporte e compra de material.

O parcelamento do valor do curso é a opção do Centro Universitário Senac aos aprovados nos programas de graduação presenciais que tenham renda familiar per capita de até seis salários mínimos. Os estudantes podem parcelar 50% ou 80% das mensalidades e começar o pagamento até um ano depois da conclusão da faculdade.

A instituição também oferece outros programas de descontos –um deles dá 20% de abono no valor da graduação para quem concluiu o ensino médio em escola pública a partir de 2018.

Na Universidade Metodista de São Paulo, é possível pagar 50% da mensalidade durante a graduação e a outra metade após a sua conclusão, pelo mesmo número de meses da duração do curso.

Além desse programa de crédito, há as bolsas sociais de 50% e 100%, atreladas à renda familiar bruta mensal per capita.

No primeiro caso, ela não pode ser superior a três salários mínimos e, no segundo, a um salário mínimo e meio. Também é necessário ser egresso da rede pública.

A faculdade São Leopoldo Mandic oferece 16 bolsas de estudo integrais para o curso de medicina, em Araras (SP).Para conseguir o benefício, o aluno deve ter uma renda familiar mensal per capital de até um salário mínimo e meio.

Já a Santa Casa de São Paulo concede bolsas de estudo para a graduação em enfermagem e para os superiores de tecnologia em radiologia e em sistemas biomédicos. Elas são destinadas aos aprovados no processo seletivo que comprovem renda familiar per capita bruta de até um salário mínimo e meio (integrais) ou até três salários mínimos (50% da mensalidade).

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter