Logo Folha de Pernambuco

Mobilidade

Integração temporal no TI Camaragibe começa neste sábado (31)

Para ter acesso aos ônibus no TI, os usuários deverão usar exclusivamente o cartão VEM

Terminal Integrado CamaragibeTerminal Integrado Camaragibe - Foto: Reprodução/Google Street View

O Terminal Integrado Camaragibe começa a operar com integração temporal, neste sábado (31). Com a mudança, passageiros terão acesso a qualquer uma das 21 linhas de ônibus e à Estação do Metrô pagando apenas uma tarifa por sentido de viagem em um intervalo de duas horas.

Para ter acesso aos ônibus no TI, os usuários deverão usar exclusivamente o cartão VEM. O terminal será o 18º a adotar o esquema, que começaria a valer no último sábado (24), mas precisou ser adiado por problemas nos validadores.

De acordo com o Grande Recife Consórcio, a integração temporal possibilita a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, auxiliando o planejamento das linhas.

No caso do TI Camaragibe, destaca o consórcio, o transbordo ocorrerá entre as linhas de ônibus e o metrô, possibilitando a troca de modal sem o pagamento de uma nova tarifa. O passageiro deve entrar no ônibus pela porta da frente, passar o cartão VEM no validador do coletivo e girar a catraca ou passar o cartão no validador da Estação de Metrô para girar a catraca, antes do intervalo de duas horas.

A integração temporal só ocorre com o cartão VEM em qualquer uma de suas modalidades (Comum, Estudante, Trabalhador, Passe Livre, Livre Acesso ou Idoso). Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal.

Nas estações e TIs habilitados com o sistema, o passageiro deve ficar atento ao visor do validador que mostra a mensagem “Integração Temporal” para indicar que não está sendo descontada uma nova tarifa do cartão VEM.

A mensagem apenas não aparece nos cartões VEM Livre Acesso e Idoso porque são uma gratuidade concedida pelo Governo do Estado.

Cartões VEM do tipo Comum estão sendo distribuídos gratuitamente, mediante cadastro, no próprio TI Camaragibe. Para adquirir um, o usuário deve procurar a equipe no terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe.

Após o cadastro, o usuário recebe o cartão gratuitamente. A carga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no mesmo momento do cadastro sem o pagamento de taxa, desde que o carregamento seja realizado nas máquinas de POS.

Com a inclusão do TI Camaragibe, dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, 18 passam a funcionar no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce e Camaragibe.

Desconto indevido
No caso de eventual desconto de uma segunda tarifa antes do intervalo de duas horas, o usuário tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado. Neste caso, a orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone (81) 3125.7858.

É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM ou CPF para checagem dos dados. Sendo confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (81 9.9488.3999), exclusivo para reclamações.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter