Logo Folha de Pernambuco

Ônibus

Integração temporal passa a valer a partir deste sábado (24) no TI Joana Bezerra

Sistema permite ao passageiro circular pagando apenas uma tarifa no intervalo de até duas horas por sentido da viagem, seja ida ou volta

Movimentação TI Joana BezerraMovimentação TI Joana Bezerra - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Começa a valer neste sábado (24) a integração temporal no Terminal Integrado Joana Bezerra, na área central do Recife. O sistema permite ao passageiro circular pagando apenas uma tarifa no intervalo de até duas horas por sentido da viagem, seja ida ou volta.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, nesta primeira fase da implantação da integração temporal, os usuários que chegarem ao terminal de ônibus terão acesso ao metrô passando o cartão VEM no validador da estação de metrô. No sentido contrário, metrô-ônibus, o acesso aos ônibus continua normal, como é hoje, embarcando pelas portas do meio ou traseira. 

Cerca de 29 mil passageiros usam a estação de metrô, que faz parte da Linha Centro e da Linha Sul, todos os dias, segundo dados da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Passageiros que tiverem uma segunda tarifa descontada antes do período de duas horas característico da integração temporal devem procurar a Urbana-PE, através do telefone (81) 3125.7858. É necessário informar o dia e horário do fato para checagem. Se confirmada a cobrança indevida, o usuário terá a passagem devolvida ao cartão VEM.

Quem ainda não tem o cartão pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no TI Joana Bezerra. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe seu cartão. Se preferir, no mesmo momento, o usuário ainda pode realizar a recarga sem o pagamento de taxa.  

Com a inclusão parcial na Estação de Metrô Joana Bezerra, a integração temporal está implantada em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

Com a Estação Joana Bezerra, a CBTU Recife possuirá 14 estações de metrô funcionando com integração temporal. As outras 13 são: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Prazeres, Cosme Damião, Rodoviária, Afogados, Cajueiro Seco, Jaboatão, Tancredo Neves, Camaragibe e Aeroporto.

 

Veja também

Justiça decreta prisão de 2º suspeito de participar da morte de delator do PCC
FORÇA-TAREFA

Justiça decreta prisão de 2º suspeito de participar da morte de delator do PCC

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento
COP29

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento

Newsletter