Integrantes do Comando Vermelho são alvo de operação no sul fluminense
Ministério Público denunciou 44 integrantes da facção criminosa
Vinte e sete integrantes da facção criminosa Comando Vermelho foram alvo, nesta quarta-feira (26), de uma operação que teve a participação de policiais civis em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e com o apoio da Polícia Militar.
Segundo o MPRJ, até o meio da manhã, pelo menos 15 pessoas haviam sido presas.
Leia também
• Brumadinho: vítimas processam Vale e cobram MP sobre fim de benefício
• Polícia prende homem que fornecia sinal ilegal de internet
• Cremerj orienta médicos a comunicar casos de envenenamento à polícia
Os mandados, expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Barra do Piraí, foram cumpridos simultaneamente nos municípios de Barra do Piraí, na capital fluminense, em Itaboraí e Paraíba do Sul, além de buscas realizadas em unidades prisionais do estado.
A 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Barra do Piraí, no sul fluminense, denunciou 44 integrantes da facção criminosa e pediu à Justiça a prisão preventiva de 27 deles.
O grupo foi denunciado por tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo, constrangimento ilegal e violação de domicílio com emprego de violência.
De acordo com a denúncia, os investigados mantinham uma atuação criminosa estruturada em bairros como Vila Helena, Vale do Ipiranga e Caixa d’Água.
Integrantes da facção criminosa que cumprem pena no sistema penitenciário utilizavam os presídios como base de operações, além de aliciar adolescentes para o tráfico de drogas.
A denúncia do MPRJ também revela que o grupo intimidava moradores e praticava violência como forma de consolidar o domínio territorial. Em um dos episódios narrados, um dos denunciados chegou a ameaçar um policial militar que atuava na região.