Logo Folha de Pernambuco

Papa

Invasão russa da Ucrânia é 'desastre vergonhoso para a humanidade', lamenta o papa

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, os múltiplos apelos do papa Francisco à paz não tiveram sucesso

Papa FranciscoPapa Francisco - Foto: Filippo Monteforte/AFP)

O papa Francisco comentou, nesta quarta-feira (20), sobre os mil dias desde o início da invasão russa da Ucrânia, qualificando como um "aniversário trágico" e "um desastre vergonhoso para a humanidade", na presença da primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska.

"Ontem marcou mil dias desde a invasão da Ucrânia. Um aniversário trágico para as vítimas e as destruições que causou", declarou o papa argentino no final da sua audiência geral semanal no Vaticano.

"Mas ao mesmo tempo é um desastre vergonhoso para toda a humanidade", acrescentou diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, entre eles Olena Zelenska junto com as primeiras-damas da Armênia, Lituânia e Sérvia.

"Devemos permanecer próximos do martirizado povo ucraniano, implorar pela paz e trabalhar para que as armas deem lugar ao diálogo e o conflito à reconciliação", acrescentou o pontífice.

Jorge Bergoglio também leu uma carta que lhe foi enviada por um estudante ucraniano, na qual contava o drama da guerra e o sofrimento dos civis.

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, os múltiplos apelos do papa Francisco à paz não tiveram sucesso.

Veja também

Calor recorde dos oceanos agravou furacões do Atlântico em 2024, diz estudo
Clima

Calor recorde dos oceanos agravou furacões do Atlântico em 2024, diz estudo

Países ocidentais apresentam resolução contra o programa nuclear do Irã
Mundo

Países ocidentais apresentam resolução contra o programa nuclear do Irã

Newsletter