Ipojuca paga 5ª parcela do benefício para trabalhadores que dependem do turismo
O benefício é concedido para trabalhadores informais que dependem do turismo e pararam suas atividades por conta da pandemia
A Prefeitura do Ipojuca pagou, nesta sexta-feira (4), a 5ª parcela do Benefício Eventual Municipal (BEM), no valor de R$ 500. Fornecido a quase 4 mil trabalhadores informais que dependem do turismo e que precisaram parar por causa do novo coronavírus, o benefício teve sua primeira parcela paga em maio passado. A previsão de duração do BEM era de 3 parcelas, mas, como a volta das atividades demorou, a benefício também foi estendido.
Localizado no litoral Sul de Pernambuco e com várias praias, o município tem no turismo um dos principais setores da sua economia. Com a necessidade de interdição das atividades nas praias devido à pandemia, cerca de 25 mil pessoas no local precisaram parar de trabalhar - dessas, cerca de 4 mil trabalhadores informais que tinham cadastro prévio na Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano ou na Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes como, por exemplo, barraqueiros, ambulantes, bugueiros, jangadeiros, recebem o Benefício Eventual Municipal.
Para viabilizar o benefício, mesmo com a queda na arrecadação da cidade, a prefeita Célia Sales fez um corte de 10% no salário de comissionados e 30% no próprio salário. O município foi o primeiro do Estado a interditar suas praias, em 22 de março, antes mesmo do decreto estadual, e foi também o primeiro a entregar o protocolo sanitário municipal de volta das atividades comerciais e turísticas em 3 de junho.
Leia também
• Ipojuca formaliza processo de armamento da Guarda Municipal
• Solistas ipojucanos da Orquestra Criança Cidadã protagonizam terceiro recital online no YouTube
• Ipojuca está há 22 dias sem óbitos por Covid-19; prefeita quer volta do comércio nas praias
A secretária de Assistência Social de Ipojuca, Anne Banja, explica que o BEM “garante o mínimo necessário para o sustento do indivíduo e da sua família e, mesmo com o retorno do comércio das praias e das atividades turísticas, os trabalhadores vão demorar um tempo para se reorganizarem financeiramente”. Os beneficiários recebem o BEM através do cartão da Cielo, parceria feita pela Prefeitura, para não precisarem ir a agência bancária nem provocar aglomerações- o cartão funciona como débito e pode ser sacado em qualquer caixa eletrônico 24h.