Porto de Galinhas recebe fiscalização dos protocolos contra a Covid-19
Estabelecimentos comerciais e transeuntes foram orientados sobre medidas de prevenção à doença
Após o pedido do Governo de Pernambuco para que seja intensificada a fiscalização nas praias do Estado, a Prefeitura de Ipojuca realizou, nesta sexta-feira (8), operação na Vila de Porto de Galinhas e na praia homônima, que tem recebido grandes públicos, sobretudo nos finais de semana.
A intenção foi cobrar do comércio local e da população que circula pela região o cumprimento dos protocolos sanitários que visam a diminuir a transmissão do novo coronavírus.
A ação verificou se donos de restaurantes, bares, casas lotéricas, lojas, além dos barraqueiros na orla, estavam obedecendo os decretos estadual e municipal.
Houve receptividade quanto às orientações e não teve nenhum caso de estabelecimento notificado por descumprimento ou que necessitasse de interdição da gestão municipal.
“Acompanhamos, através da nossa Guarda Municipal, os fiscais da Secretaria de Controle Urbano, agentes da Vigilância Sanitária municipal e do Procon do Ipojuca na fiscalização e no ordenamento dos estabelecimentos comerciais, retirando os ambulantes que vendiam seus produtos em locais irregulares e identificando a higienização de cada ponto de venda de produtos”, comentou o secretário de Defesa Social, Osvaldo Morais.
Leia também
• Casos ativos da Covid-19 em Pernambuco mais que dobram em dois meses
• Sobe para 34 total de suspeitas de reinfecção por Covid em Pernambuco
• Pernambuco tem quase mil internados em UTIs com suspeita de Covid-19
O distanciamento entre as mesas nos estabelecimentos comerciais, a obrigatoriedade do uso da máscara por parte dos funcionários e transeuntes, assim como a oferta do álcool 70 e aferição da temperatura, também foram critérios de fiscalização. A lotérica da Vila de Porto precisou passar por uma organização na fila, já que, sem espaçamento, os clientes aglomeravam.
Na areia da praia, a fiscalização se deu em relação ao quantitativo de cadeiras e mesas por guarda sol, além do distanciamento entre cada barraca. O barraqueiro que não estava cumprindo o decreto estadual foi avisado que, em caso de repetição da irregularidade ou resistência ao cumprimento, será notificado, multado, podendo até perder a licença de trabalho.
As secretarias de Turismo e Saúde, que realizam a distribuição de máscaras diariamente para quem chega sem ela no percurso para a praia, reforçaram o time na ação desta sexta, que terminou no início da noite.
As Secretarias de Assistência Social, Infraestrutura, Comunicação, Desenvolvimento Econômico e Autarquia de Trânsito também participaram da operação que se realizará neste formato diariamente a partir desta sexta. No total, 12 secretarias municipais estiveram envolvidas no trabalho.
De acordo com os dados do município, Ipojuca tem 97 residentes entre as vítimas fatais da Covid-19 no Estado, mas não registra óbitos pela doença há sete dias.