Logo Folha de Pernambuco

Mundo

Irã acusa EUA de falta de "iniciativa política" na negociação nuclear

No momento, o diálogo indireto entre os dois países está estagnado

Chefe da diplomacia do Irã, Hossein Amir-AbdollahianChefe da diplomacia do Irã, Hossein Amir-Abdollahian - Foto: AFP

O Irã acusou nesta segunda-feira o governo dos Estados Unidos de falta de "iniciativa política" nas negociações sobre o programa nuclear, em um momento de estagnação no diálogo indireto entre os dois países em Doha. 

O emissário americano para o Irã, Robert Malley, e o negociador iraniano Ali Bagheri iniciaram na terça-feira da semana passada um diálogo indireto no Catar, com a mediação da União Europeia (UE), com o objetivo de desbloquear as negociações internacionais sobre o programa nuclear que acontecem em Viena.

O governo dos Estados Unidos "compareceu a Doha sem uma abordagem baseada na iniciativa e no progresso", afirmou o chefe da diplomacia do Irã, Hosein Amir Abdollahian. 

"Pensamos que a reiteração de posições anteriores não deve substituir a iniciativa política", acrescentou, antes de pedir a Washington para "aproveitar esta oportunidade diplomática".

O objetivo das negociações internacionais em Viena sobre o programa nuclear iraniano de Teerã é reintegrar os Estados Unidos ao acordo de 2015 e que Teerã respeite integralmente seus compromissos em troca da suspensão das sanções internacionais.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter