Usina Nuclear

Irã começa a construir nova usina nuclear

A Organização de Energia Atômica do Irã anunciou neste sábado (3) a construção da nova usina nuclear do país na província do Cuzistão, no sudoeste do país.

Bandeira do IrãBandeira do Irã - Foto: Divulgação

O diretor do órgão encarregado da energia atômica do Irã, Mohamad Eslami, comunicou pela televisão o início da construção da usina de Karun. Com capacidade de 300 megawatts, a central será localizada perto da cidade de Darkhovin, região do Cuzistão.

Sua construção custará entre US$1,5 milhão e US$2 milhões.

"Será a primeira central (iraniana) a ser projetada por uma empresa francesa", disse Eslami, embora o grupo francês tenha desistido do projeto, devido a sanções contra a República Islâmica.

Após um acordo internacional em 2015, o Irã concordou em suspender a operação de sua central nuclear subterrânea de Fordo e limitar o enriquecimento de urânio a 3,67%, em troca da suspensão das sanções ocidentais.

Em 2018, entretanto, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu retirar o país do acordo, unilateralmente, e restabeleceu as sanções.

Desde então, as autoridades iranianas retomaram a operação da usina de Fordo. Em novembro, anunciaram terem produzido urânio enriquecido a 60%.

Teerã sempre negou que pretenda desenvolver uma bomba nuclear, apesar das acusações de Israel e dos Estados Unidos.

Veja também

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Newsletter