Irã começa a construir nova usina nuclear
A Organização de Energia Atômica do Irã anunciou neste sábado (3) a construção da nova usina nuclear do país na província do Cuzistão, no sudoeste do país.
O diretor do órgão encarregado da energia atômica do Irã, Mohamad Eslami, comunicou pela televisão o início da construção da usina de Karun. Com capacidade de 300 megawatts, a central será localizada perto da cidade de Darkhovin, região do Cuzistão.
Sua construção custará entre US$1,5 milhão e US$2 milhões.
Leia também
• China triplicará seu arsenal nuclear até 2035, segundo EUA
• Adiada reunião EUA-Rússia sobre tratado de desarmamento nuclear New Start
• Kim afirma que Coreia do Norte terá força nuclear mais poderosa do mundo
"Será a primeira central (iraniana) a ser projetada por uma empresa francesa", disse Eslami, embora o grupo francês tenha desistido do projeto, devido a sanções contra a República Islâmica.
Após um acordo internacional em 2015, o Irã concordou em suspender a operação de sua central nuclear subterrânea de Fordo e limitar o enriquecimento de urânio a 3,67%, em troca da suspensão das sanções ocidentais.
Em 2018, entretanto, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu retirar o país do acordo, unilateralmente, e restabeleceu as sanções.
Desde então, as autoridades iranianas retomaram a operação da usina de Fordo. Em novembro, anunciaram terem produzido urânio enriquecido a 60%.
Teerã sempre negou que pretenda desenvolver uma bomba nuclear, apesar das acusações de Israel e dos Estados Unidos.