Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

Irã convoca embaixadora italiana após detenção de iraniano na Itália

A Justiça americana suspeita que o cidadão iraniano transferiu tecnologias sensíveis

Bandeira do IrãBandeira do Irã - Foto: iStock

O Ministério das Relações Exteriores do Irã convocou nesta sexta-feira (3) a embaixadora da Itália em Teerã para protestar contra a detenção de um iraniano no país europeu, um dia depois de uma ação similar do governo italiano.

"Dada a detenção prolongada do cidadão iraniano Mohammad Abedini pela Itália, Paola Amadei, embaixadora da Itália em Teerã, foi convocada nesta sexta", indicou o ministério em comunicado.

A Justiça americana suspeita que Mohammad Abedini transferiu tecnologias sensíveis, por isso foi detido em dezembro na Itália a pedido de Washington.

Outro iraniano, Mahdi Mohammad Sadeghi, foi detido pelos mesmos motivos nos Estados Unidos.

"A prisão de Abedini é um ato ilegal pedido pelo governo dos Estados Unidos, que se insere nas intenções [...] hostis [...] desse país, tendendo a tomar cidadãos iranianos como reféns", acrescentou o ministério iraniano.

Em 19 de dezembro, pouco depois da detenção desses dois cidadãos iranianos, a República Islâmica deteve a jornalista italiana Cecilia Sala em Teerã, alegando que ela "violou as leis" durante uma estadia profissional.

O chefe da diplomacia italiana, Antonio Tajani, convocou na quinta-feira o embaixador do Irã, e o governo italiano pediu a "libertação imediata" da jornalista.

Veja também

Motorista com sinais de embriaguez bate carro em placa de sinalização na av. Rui Barbosa, no Recife
Recife

Motorista com sinais de embriaguez bate carro em placa de sinalização na av. Rui Barbosa, no Recife

Passageiros comentam aumento da passagem de ônibus que entra em vigor neste domingo (5)
Grande Recife

Passageiros comentam aumento da passagem de ônibus que entra em vigor neste domingo (5)

Newsletter