Logo Folha de Pernambuco

conflito

Irã diz que não quer guerra e promete 'resposta apropriada' aos bombardeios de Israel

Israel alertou que Teerã não deveria responder ao seu bombardeio

Masud Pezeshkian disse que a República Islâmica não busca a guerraMasud Pezeshkian disse que a República Islâmica não busca a guerra - Foto: Khamenei.Ira/AFP

O presidente do Irã, Masud Pezeshkian, disse neste domingo (27) que a República Islâmica não busca a guerra, mas prometeu uma “resposta apropriada” ao bombardeio israelense contra instalações militares iranianas.

“Não buscamos a guerra, mas defenderemos nossa nação e nosso país”, disse Pezeshkian a um conselho de ministros. “Daremos uma resposta adequada à agressão do regime sionista”, acrescentou.

No sábado, Israel bombardeou as instalações militares do Irã em resposta ao ataque de Teerã em 1º de outubro para vingar - de acordo com a República Islâmica - a morte de milicianos apoiados pelo Irã e de um comandante da Guarda Revolucionária.

Israel alertou que Teerã não deveria responder ao seu bombardeio.

Pezeshkian culpou as crescentes tensões regionais pela “agressão” de Israel e pelo apoio dos EUA ao país, que Teerã não reconhece.

“Se as agressões e os crimes do regime sionista continuarem, as tensões aumentarão”, disse o presidente iraniano.

Pezeshkian acrescentou que os EUA prometeram “acabar com a guerra se mostrássemos moderação, mas não cumpriram sua promessa”.

O Irã pediu o fim da guerra na Faixa de Gaza, desencadeada pelo ataque de 7 de outubro de 2023 por combatentes do movimento islamista Hamas no sul de Israel.

O Irã também apoia outros grupos armados na região, incluindo o movimento xiita Hezbollah do Líbano, que também abriu uma frente contra Israel em apoio ao Hamas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter