Logo Folha de Pernambuco

irã

Irã expulsa dois diplomatas alemães após medida similar de Berlim

Pelo menos 16 portadores de passaportes ocidentais estão detidos no Irã

Irã. Irã.  - Foto: Iranian Army Office/AFP

O Irã expulsou dois diplomatas alemães credenciados em Teerã, em retaliação à igual medida adotada por Berlim na semana passada, na esteira da condenação à morte de um teuto-iraniano na República Islâmica — informou a diplomacia iraniana nesta quarta-feira (1º).

O Ministério iraniano das Relações Exteriores anunciou "a expulsão de dois diplomatas alemães como elementos indesejáveis, após as intervenções (...) do governo alemão nos assuntos internos e judiciais" do Irã.

Berlim anunciou em 22 de fevereiro a expulsão de dois diplomatas iranianos e descreveu a sentença ao dissidente Jamshid Sharmahd, de 67 anos, como "absolutamente inaceitável".

Segundo familiares de Sharmahd, ele foi sequestrado e levado à força para o Irã, acusado de envolvimento em um atentado.

O réu compareceu a um tribunal de Teerã em fevereiro de 2022, acusado de ter participado de um atentado a uma mesquita em Shiraz, no sul do Irã. O ataque aconteceu em abril de 2008 e deixou 14 mortos.

Pelo menos 16 portadores de passaportes ocidentais estão detidos no Irã. A maioria deles tem dupla nacionalidade, mas Teerã não reconhece dupla nacionalidade para seus cidadãos.

A sentença de Sharmahd foi anunciada um dia depois de uma nova rodada de sanções da União Europeia (UE) pela repressão aos protestos no Irã desde a morte da jovem curdo-iraniana Mahsa Amini, sob custódia da polícia, em 16 de setembro.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter