Logo Folha de Pernambuco

TEERÃ

Irã impediu Nobel da Paz, Mohammadi, de comparecer ao funeral de seu pai, denuncia família

Karim foi enterrado nesta quinta-feira (29) na cidade de Zanyan

Ativista iraniano dos direitos humanos Narges MohammadiAtivista iraniano dos direitos humanos Narges Mohammadi - Foto: Narges Mohammadi Foundation/AFP

As autoridades da República Islâmica impediram a iraniana vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Narges Mohammadi, presa em Teerã desde 2021, de comparecer ao funeral do seu pai, informou a sua família nesta quinta-feira (29).

Karim Mohammadi, que não via a filha há quase dois anos, morreu na terça-feira aos 90 anos. Ele foi enterrado nesta quinta-feira na cidade de Zanyan, a noroeste de Teerã, a capital.

"É doloroso que Narges Mohammadi não tenha tido a oportunidade de comparecer à cerimônia e de se despedir definitivamente do seu pai", denunciou a sua família, que já havia informado que Mohammadi tinha o "direito inequívoco" de comparecer ao funeral de seu pai.

Mohammadi, de 51 anos, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em outubro "pela sua luta contra a opressão das mulheres no Irã e pela sua luta para promover os direitos humanos e a liberdade para todos".

A ativista e jornalista está presa desde novembro de 2021 e há vários anos não vê os filhos e o marido, que vivem na França.

As autoridades proibiram-na no ano passado de fazer ligações a partir da prisão, mesmo para familiares no Irã.

Veja também

Terremoto de magnitude 6,6 atinge Papua Nova Guiné
PAPUA NOVA GUINÉ

Terremoto de magnitude 6,6 atinge Papua Nova Guiné

Elon Musk é o integrante 'mais influente' da equipe de transição de Trump
ESTADOS UNIDOS

Elon Musk é o integrante 'mais influente' da equipe de transição de Trump

Newsletter