Irã inicia, nesta segunda-feira (11), racionamento de eletricidade devido à escassez de combustível
A capital, Teerã, e outras províncias terão o fornecimento de energia cortado por duas horas ao dia
O Irã anunciou um programa de racionamento de eletricidade a partir desta segunda-feira na capital, Teerã, e em outras províncias devido à falta de combustível em suas usinas de energia, informou a agência oficial de notícias Irna.
De acordo com o programa publicado pela Irna, a eletricidade será cortada em diferentes setores da capital por duas horas, entre 9h e 17h.
Um plano semelhante será aplicado em outras províncias, como Qom (centro), Kerman (sudeste), Guilan e Ardabil, no norte do país.
Leia também
• Irã pede que Trump "mude" política de "pressão máxima"
• Irã alerta sobre risco de 'propagação' da guerra para além do Oriente Médio
• Líder supremo do Irã promete "resposta devastadora" a ataques de Israel e aliados
A empresa estatal de distribuição de eletricidade tomou essa decisão devido à "limitação no fornecimento de gás combustível para usinas elétricas" e à ordem do governo de "não usar óleo combustível em determinadas usinas".
Nos últimos anos, muitas cidades iranianas sofreram altos níveis de poluição, que os especialistas atribuíram ao uso de óleo combustível de baixa qualidade nas usinas de energia.
Na última quarta-feira, o governo ordenou a interrupção do uso da substância em três usinas elétricas em Arak e Isfahan, no centro do Irã, e em Karaj, a oeste de Teerã, para "proteger a saúde" da população.