fornecimento de armas

Irã quer enviar mais armas à Rússia, diz inteligência israelense

Em outubro, o presidente israelense já havia dito que compartilhou com os EUA informações que indicavam o uso de drones iranianos na guerra na Ucrânia

Bandeira do IrãBandeira do Irã - Foto: Divulgação

O Irã busca "aprofundar e ampliar" o seu fornecimento de armas à Rússia, que trava uma guerra na Ucrânia, afirmou, nesta quinta-feira (22), o chefe do Mossad, o serviço de inteligência de Israel.

"Advertimos contra as futuras intenções do Irã, que tenta mantê-las em sigilo, de aprofundar e ampliar o seu fornecimento de armas avançadas à Rússia", declarou David Barnea durante um discurso na Presidência israelense, citado pela imprensa local.

"Já tínhamos colocado o nosso foco nas entregas de armas à Rússia, apesar das mentiras do Irã [...] que nos são familiares", acrescentou.

No fim de outubro, o presidente israelense, Isaac Herzog, disse que havia compartilhado com os Estados Unidos informações que indicavam o uso de drones iranianos na guerra na Ucrânia.

Há anos, os dois países travam uma guerra nas sombras. Israel acusa o Irã de querer fabricar a bomba atômica, o que Teerã nega. Israel também busca contrapor a influência da República Islâmica no Oriente Médio.

O regime iraniano, por sua vez, acusa o serviço de inteligência israelense de sabotar algumas de suas instalações nucleares e de assassinar cientistas.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter