Logo Folha de Pernambuco

Diplomacia

Irã quer tornar América Latina 'prioridade comercial'

América Latina, especialmente a Venezuela, é uma das prioridades da diplomacia econômica do Irã, afirmou o presidente iraniano

Presidente iraniano, Ebrahim Raissi nesta segunda-feira (18)Presidente iraniano, Ebrahim Raissi nesta segunda-feira (18) - Foto: Iranian Presidency/AFP

O Irã quer transformar os países latino-americanos em uma das "prioridades" de suas relações comerciais, afirmou nesta segunda-feira (18) o presidente Ebrahim Raissi, após um encontro com o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Felix Plasencia.

"América Latina, especialmente a Venezuela, é uma das prioridades da diplomacia econômica do Irã e estamos determinados a desenvolver nossas relações com esses países", afirmou Raissi, segundo a agência de notícias oficial Irna.

À frente de uma delegação, Plasencia se reuniu nesta segunda-feira (18) em Teerã com altos responsáveis iranianos.

O Irã deseja "o desenvolvimento significativo das relações com os países em desenvolvimento, especialmente com aqueles que buscam manter sua independência contra os países dominantes", acrescentou Raissi, referindo-se aos Estados Unidos.

Washington impôs sanções às exportações de petróleo da Venezuela e Irã - ambos Estados importantes produtores de petróleo -, assim como a muitos funcionários do governo e militares.

"Com um plano de cooperação a longo prazo entre os dois países, existe uma visão clara para ampliar e aprofundar as relações", afirmou Raissi.

O chanceler venezuelano também se encontrou com seu homólogo iraniano Hossein Amir-Abdollahian.

"Nos próximos meses, teremos a visita do presidente (da Venezuela) Nicolás Maduro em Teerã, durante a qual será assinado um pacto de cooperação de 20 anos", informou Amir-Abdollahian, sem detalhar o acordo.

Durante vários anos, a Venezuela enfrenta uma crise econômica e política, enquanto a economia iraniana sofreu o restabelecimento das sanções americanas em 2018 após a retirada unilateral do ex-presidente americano Donald Trump do acordo nuclear internacional com o Irã.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter